logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Toalhas poderão resultar em inelegibilidade

Compartilhar:

A doação de toalhas pela Associação Içarense de Voluntárias em ano eleitoral poderá resultar na inelegibilidade de José Zanolli e Julio Cezar Cechinel. O ex-candidato a prefeito foi denunciado junto com o vice pela coligação opositora pelo uso eleitoral da entidade em 2012. Em primeira instância ele acabou absolvido. Mas o processo corre agora no Tribunal Regional Eleitoral, onde consta o parecer de André Stefani Bertuol favorável a condenação.

O procurador indica a aplicação de multa e a cassação do registro de candidato. Neste último caso, com a consequência da não poder concorrer nos próximos pleitos. São alvo da Ação de Investigação Judicial Eleitoral também a esposa de Zé Zanolli e presidente da ONG extinta, Ivonete Soares de Souza Zanolli, além da mãe Santina Della Bruna. O caso deve seguir agora para o julgamento no TRE.

“A ONG ASIV procedeu à doação de 1670 toalhas – integralmente subvencionadas pelo Governo do Estado de Santa Catarina no montante de R$19.873,00 – a eleitoras do município de Içara. Também é fato incontroverso que tais recursos e bens estavam disponíveis para a ASIV desde novembro de 2011, mas o período de sua distribuição é contestado, alegando os recorrentes que se deu nos meses de junho e julho de 2012 – em período de campanha, portanto – e os recorridos que a distribuição se deu entre março e maio”, aponta André.

“Todas as donatárias das toalhas anotaram seus nomes, segundo alegam as representadas, para fins de controle e de prestação de contas. A prova testemunhal até confirma a justificativa, mas tal confirmação, no entanto, é mera reprodução do que as testemunhas ouviram das representadas. Tanto é assim que na prestação de contas juntada aos autos não há, em verdade, a nominata das donatárias dos brindes. Ademais, as toalhas foram entregues individualmente, de forma distinta da prática filantrópica tradicional naquela comunidade, cujo costume é deixar a cargo da direção dos Clubes de Mães eventuais brindes e bens a serem distribuídos entre suas participantes. Não é preciso muito esforço para observar, mais do que deduzir, a intenção de obter benefício político com a distribuição”, manifesta.