logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

TSE divulga perfil do eleitorado brasileiro

Compartilhar:

O Brasil é cada vez mais feminino, revela estatística divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A maioria – 51,7% do universo de mais de 130 milhões de eleitores registrados no banco de dados da Corte – é formada por mulheres. Esta tendência vem se consolidando pelo menos desde a eleição de 2000, quando o eleitorado feminino superou o masculino, totalizando 50,48% do total de eleitores que participaram daquele pleito.

De acordo com o TSE, existem no país exatos 130,4 milhões de brasileiros, regularmente inscritos perante a Justiça Eleitoral e, portanto, aptos a elegerem seus representantes no executivo e legislativo municipais. Deste total 67,4 milhões são mulheres e 62,8 milhões são homens.


Grau de Instrução

Apesar de o alistamento eleitoral ser facultativo para os analfabetos, 8 milhões brasileiros nessa condição tiraram seu título e estão aptos para votar em outubro. Mas a maior fatia do eleitorado possui primeiro grau incompleto – 34,07% do total. Sabem ler e escrever 20,3 milhões e 10,1 milhões concluíram o primeiro grau.

Com segundo grau incompleto estão inscritos 18,10%. Outros 12,10% concluíram o segundo grau, atualmente denominado ensino médio. Apenas 3,49% do universo de eleitores brasileiros concluiu o ensino superior.

Com relação ao eleitorado total de seus estados, Rio de Janeiro (5,41%), São Paulo (5,03%), Rio Grande do Sul (4,14%) e Santa Catarina (4,01%) são os que possuem a maior proporção de eleitores com nível superior. Já Maranhão (0,93%) e Piauí (1,34%) são os estados com menor percentual de eleitores formados.


Faixa Etária

Mais uma mostra do crescente interesse do brasileiro em se integrar ao processo eleitoral vem do público jovem. Exatos 2,9 milhões eleitores inscritos para votarem nas próximas eleições têm 16 ou 17 anos. Nesta faixa etária, o alistamento eleitoral é facultativo.