logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Vila Nova deve virar distrito em junho

Compartilhar:

A luta de moradores de Vila Nova para a comunidade se tornar distrito é longa. Iniciou na época em que o Balneário Rincão era o único que recebia esta nomenclatura e aumentou quando a região litorânea passou a ser município. E, a cada dia que passa, a vontade de se tornar o novo distrito de Içara cresce. Inclusive, o prefeito Murialdo Canto Gastaldon já estabeleceu uma data para que o projeto seja encaminhado para aprovação na Câmara Municipal: 13 de junho. A promessa aconteceu durante uma reunião na última semana, no Centro Comunitário do Loteamento Vila Nova. Além do prefeito, participaram o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin, secretários, e outras lideranças políticas, empresariais e comunitárias.

“Na reunião que tivemos na última semana, me solicitaram um prazo, eu já vinha conversando com a comissão Pró- Distrito e acredito que em três meses, já teremos como encaminhar este projeto para a Câmara de Vereadores. Como a reunião foi no dia 13 deste mês, então o prazo é de que dia 13 de junho, o projeto seja encaminhado para aprovação”, garantiu o chefe do Executivo Municipal. “Acabou que dia 13 de junho será numa Sexta-feira 13, mas acredito que isto não dará problemas”, brinca Gastaldon.

O prefeito de Içara, ainda elogiou a vontade da comunidade vila-novense em buscar a criação do distrito. “Este já era um compromisso nosso de campanha por acreditar que será melhor para a comunidade. E fico contente pelo fato de eles também terem este desejo”, coloca. Os participantes avaliaram o encontro como produtivo, onde vários aspectos foram destacados e discutidos. “Estamos cada vez mais confiantes na criação deste distrito que será muito bom para a comunidade”, avaliou o vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB).

“Vila Nova tem tudo. População, arrecadação, comércio forte, empresas e muito mais. Em minha visão é a única região de Içara, hoje, com capacidade para se tornar distrito. A comunidade quer e está ansiosa para que isso aconteça, porque somente nos trará benefícios, já que os problemas da comunidade serão resolvidos na própria comunidade, sem a necessidade de ir até Içara para resolver algumas situações”, completa o vereador Pedro Mazzuchetti (PMDB).

Conforme o secretário Municipal de Planejamento e Controle Interno de Içara, Eduardo Rocha, uma nova audiência pública deve ser realizada para consagrar o distrito. “Foram apresentadas as linhas de limite, mas a população solicitou um acréscimo na região de Alvorada. Então, será feito um novo georreferenciamento para então, ser realizada uma nova audiência pública”, explicou o secretário.

De acordo com ele, a data estabelecida para o encaminhamento do projeto à Câmara de é curta. “É um prazo apertado, mas acredito que dê tempo para deixar tudo pronto. Mas para isso, será necessário que a comunidade não requisite mais mudanças, pois qualquer alteração, por menor que seja, envolvem bastantes dados. Então, se a partir deste novo georreferenciamento a comunidade aprovar, acredito que dê tempo”, declarou Rocha.

MAIS REUNIÕES - Outras reuniões devem ser realizadas para detalhar a formação do distrito de Vila Nova nos bairros Barracão, Boa Vista e Poço Oito. “São bairros que não ficaram integralmente dentro do distrito. O Barracão tem 97%, a Boa Vista 30% e o Poço Oito apenas 20%. Por isso há a necessidade de conversar com eles para mostrar como está a situação”, informa Polakinho. “Na medida que se faz a consulta popular e que ela é aprovada, fica mais fácil a aprovação do projeto por parte de todos os vereadores, que é o que esperamos para esta situação”, aposta o legislador Israel Rabelo (PT). Além do bairro Vila Nova e de Barracão, Boa Vista e Poço Oito, o distrito também será formado pelas comunidades de Espigão, Jussara, Linha Zilli, Lombas, Rio dos Anjos, Sanga Funda e outros locais próximos.