logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Bombeiros voluntários buscam doações

Compartilhar:

Cada fardamento custa R$ 150. E a roupa para o combate a incêndios precisa ser utilizada pelos quase 60 voluntários do Corpo de Bombeiros de Içara. Ainda há despesas com alimentação, seguro e remuneração de seis pessoas. O montante chega a mais de R$ 2,5 mil mensal.

Para ampliar os serviços, a associação dos voluntários iniciou desde a fundação, em 2002, uma campanha para arrecadar fundos. As empresas que auxiliassem financeiramente o serviço dos bombeiros conseguiriam abatimento nos impostos. Até hoje o incentivo ainda continua. Porém, esta ajuda é pequena. Somente três empresas colaboram. O valor total não chega a metade do que é gasto. Por isso, uma nova rodada de negociações deverá começar após o Carnaval.

Conforme o presidente da associação, Marcos Robert, já foram marcadas algumas reuniões para a discussão do apoio de mais empreendedores. A intenção é aumentar o orçamento e os investimentos no serviço. "O empresário que estiver interessado pode ligar para nós, através do telefone 3432-5500", explica ele. O valor da doação fica a cargo de cada empresa.


O QUE SÃO OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS?

Os voluntários fazem parte de um projeto do Governo Estadual, em que civis fazem um curso preparatório e ficam habilitados a contribuir com os bombeiros militares. Apesar do título de voluntário, seis pessoas são remuneradas por doações de empresas e da população. Elas reforçam o quadro de 20 bombeiros vinculados ao Estado.