Canal Içara

Canal Içara

22 de outubro de 2019 - 19:33
Segurança »
Corpo de Bombeiros abre vaga para voluntários
16/02/2008 às 13:26 | Tai Pacheco | jornalagoraonline.com.br
Foi lançado na sexta-feira, dia 15, o edital de convocação para o Curso de Formação de Bombeiros Comunitários (CFBC) de Içara e Morro da Fumaça. Foram abertas 30 vagas em cada um dos municípios. Em Içara as inscrições podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 13 às 19 horas, no Quartel do Corpo de Bombeiros. O prazo para inscrição será até o dia 13 de março.

Para poder participar do CFBC, é necessário que o candidato seja aprovado no exame de seleção, que acontecerá no dia 14 de março, às 19 horas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Criciúma. Questões de conhecimentos gerais e redação farão parte do teste. Segundo o Comandante do 4° Pelotão de Bombeiros Militar, Capitão Aldrin Silva de Souza, a prova será elaborada pela Gerencia Regional de Educação Integradora (Gerei).

Só as pessoas que forem aprovadas no teste teórico passarão para a segunda fase: a prova física. Entre os exercícios estão corrida, barra, abdominal e apoio. Os testes físicos serão realizados nos dias 22 e 23 de março no Módulo Esportivo de Içara.

Após os testes, os aprovados deverão realizar a matrícula para o Curso. “Os candidatos devem alcançar a média sete nos exames. Independente do número de vagas preenchdas, o curso inicia. Não há segunda chamada. É necessário que o candidato seja aprovado nos dois exames”, explica o comandante.

Depois de participar das aulas teóricas e práticas, ministradas pelos próprios militares, os candidatos a voluntários passarão por um estágio no período de dois meses. “É preciso que eles conheçam de perto a nossa realidade. Se ele conseguir agüentar a rotina e passar no estágio será Bombeiro Comunitário (BC)”, comenta Souza.

A formatura de um BC lhe garante o direito, e o dever, de trabalhar no quartel pelo menos 24 horas por mês, exercendo funções parecidas com a de um militar. “Ele tem que cumprir essa carga horária. Caso não cumpra, é tomado procedimentos administrativos para se apurar a causa da ausência. Durante um mês do ano o voluntário é dispensado de sua carga horária, é como se fossem as férias dele”, explica o Capitão.

Só em Içara, já foram formadas 3 turmas de Bombeiros Comunitários. No total, 110 pessoas já pasaram pelo curso. Atualmente, 40 voluntários exercem a carga horária de 24 horas mensais.

Dúvidas sobre o curso e inscrições podem ser esclarecidas no Quartel do Corpo de Bombeiros, com o Soldado Luiz, pelo do telefone 3432-5500.
+ Segurança
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas