logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Culpados também são vítimas, do frio

Compartilhar:

O descaso com o sistema prisional brasileiro fez vítima um jovem de Içara nesta sexta-feira, dia 19. Conforme parentes, Diego Romanha Costa, de 23 anos, morreu por causa de uma pneumonia contraída no Presídio Santa Augusta, em Criciúma. O rapaz, encarcerado devido a brigas familiares, ficou internado quase uma semana no hospital, mas não resistiu aos problemas causados pela doença. O corpo está sendo velado no bairro São Luiz, também em Criciúma. O enterro será na manhã de sábado.

Diego pode ter sido um dos muitos casos que estarão por vir. O inverno inicia oficialmente no domingo, dia 21. Para os encarcerados, isto significa ter que aguentar temperaturas algumas vezes próximas de zero graus. É que as celas, abarrotadas de pessoas, possuem janelões - que não deveriam existir pela realidade do Sul do país. E não há cobertores para todos.

Conforme ex-presidiários, o instinto de sobrevivência obriga os internos a dividirem a coberta nestes dias de frio. Mas nem todos têm esta sorte. A situação está neste ponto porque quase 800 pessoas estão ocupando a vaga que era para apenas 300 detentos.