Canal Içara

Canal Içara

17 de fevereiro de 2019 - 13:23
Segurança »
Mães são punidas por deixarem crianças sozinhas
26/01/2007 às 17:32 | jornalagoraonline.com.br
Algumas crianças foram encontradas sozinhas em casa, na comunidade de Esperança, em Içara, após denúncia de moradores da localidade ao Conselho Tutelar e Polícia Militar.

O plantão do Conselho Tutelar foi chamado no último domingo para averiguar a situação das duas crianças de 1 e 9 anos que estavam chorando em casa, sem a presença de um responsável. As mães das crianças deixaram os filhos em casa e foram aproveitar a noite em uma danceteria da região.

A Conselheira de plantão, Maria do Carmo Almeida, recebeu a chamada às 22h30min da noite de domingo, 21, e logo pediu reforço para a também Conselheira, Maria Helena Braz da Silveira. As representantes do Conselho Tutelar chagaram no local às 23h50min, e foram verificar a casa na qual foi denunciada. Uma viatura da Polícia Militar participou da operação, dando apoio às Conselheiras, permanecendo no local até a chegada das mesmas.
O menino de 9 anos foi entregue aos tios que moram ao lado da residência. A criança de apenas 1 ano está sobe a guarda do Conselho Tutelar. A adolescente de 17 anos, mãe do bebê, desistiu de ter a guarda, e o menino deve ficar com o pai.

Além das duas crianças, outra casa foi averiguada, onde foram encontradas três crianças, sendo um casal de irmãos de 9 anos o menino e 6 anos a menina, e uma outra menina de 4 anos. A avó da criança de 4 anos, mãe da adolescente de 17 anos, foi presa e encaminhada para a Delegacia da Policia Civil de Içara. Os pais das demais crianças devem prestar depoimentos nesta semana, e serão encaminhados para o Ministério Público.


ALERTA

Para Maria Helena, casos como esse “servem de alerta para as famílias que deixam seus filhos em situação de risco”. Crianças não devem ser trancadas em casa, nem mesmo ficar sozinhas sem a presença de um responsável com mais de 18 anos. São consideradas crianças aquelas que tiverem idade igual ou inferior à 112 anos.

O Conselho Tutelar funciona 24 horas por dia, com trabalhos feitos por cinco colaboradoras, abrangendo todo o município de Içara. O telefone para denúncias e informações durante o dia é 3432-7668. Durante a noite, o plantão pode ser acionado através do 9994-4550. Não é necessário a identificação do autor do telefonema para se fazer uma denúncia.
+ Segurança
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas