Canal Içara

Canal Içara

26 de agosto de 2019 - 23:42
Segurança »
Trânsito será alterado após inauguração do viaduto
16/11/2007 às 11:15 | Especial de Tais Pacheco, do Jornal Agora
O Viaduto Ângelo Giassi foi inaugurado na noite de quarta-feira, dia 14, em clima de comemoração. O túnel melhora o acesso nos sentidos Centro/Jardim Elizabete e Jaqueline e garante mais segurança para quem transita pelo local.

A parte de cima do viaduto,a rodovia SC-444, foi liberada em agosto. Na parte de baixo os trabalhos demoraram um pouco mais para serem concluídos por causa das constantes chuvas. “O benefício que a obra trará supera os momentos de desconforto durante a espera pela conclusão dos trabalhos”, declara o secretário de Obras de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior.

O túnel era uma reivindicação antiga dos moradores dos bairros Jardim Elizabete e Jaqueline. Eles enfrentavam todos os dias os fortes movimentos e a dificuldade da travessia no local. “A construção foi muito importante porque vai evitar muitos acidentes e facilitar a passagem de um bairro para o outro. Existe um outro viaduto próximo da estrada de ferro, mas como é mais afastado das ruas principais do Centro, a população acaba esquecendo dele. A forma como o viaduto foi construído vai beneficiar de várias formas o nosso bairro, até porque ele vêm dar mais valor também às nossas residências”, comenta Antônio José Cardoso, morador das proximidades do viaduto.

Embora traga mais segurança, nem todos os moradores dos bairros têm a mesma idéia sobre o túnel. “Pra resolver o problema no local, na minha opinião, duas rótulas ali na redondeza já seria ideal. O túnel é uma obra desnecessária”, declara Rodrigo Gonçalves, morador do bairro Jardim Elizabete.

O trânsito, na área da central da cidade, pode ganhar cara nova depois da inauguração do Viaduto. Membros do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) encaminharam para a Secretaria de Obras algumas sugestões que podem melhorar o trânsito da cidade. Para a Rua Anita Garibaldi a sugestão é que ela passe a ser de mão dupla. Com a abertura do túnel a rua passará a cortar, praticamente, todo o Centro da cidade. Há também a sugestão de que seja instalado um semáforo ao longo da rua. “Sabemos que, quando se há novidade, nem sempre agrada -se a todos. Mas a cidade está crescendo bastante. Não podemos parar no tempo, principalmente quando o assunto é segurança no trânsito”, explica o presidente do Conseg, Célio Biz.

Sobre as prováveis mudanças no trânsito, o secretário de Obras, Arnaldo Lodetti Júnior, explica que será feita uma contagem no fluxo de veículos será feita. Depois dessa análise, um estudo de quais mudanças no trânsito seriam viáveis será realizado. “Precisamos fazer um estudo detalhado pra garantir que estaremos fazendo as mudanças certas”, explica Lodetti.

Para o comércio, o túnel pode representar um aumento no giro econômico. “A nossa expectativa é que o movimento aumente, já que essa vai ser uma das principais passagens de veículos. Só depois de funcionando vamos poder afirmar se foi bom ou ruim para o comércio”, comenta o comerciante Renato Duarte, proprietário da Vídeo Clube Locadora, localizada na boca do viaduto.

“A tendência é que o túnel não atrapalhe o comércio. Pelo contrário, é engrandecer ainda mais a economia do comércio local”, afirma o presidente do Conseg, Célio Biz, que também é comerciante.

+ Segurança
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas