logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Alunos da Escola São Rafael realizam plantio de árvores frutíferas

Ação realizada na Unisul em Içara faz parte da semana de atividades em prol do meio ambiente

Compartilhar:

Os alunos da Escola Municipal São Rafael vão deixar frutos no bairro Liri, onde estão temporariamente devido a reforma e ampliação da estrutura na comunidade em Terceira Linha. Amoras, araçás e pitangas são algumas das árvores plantadas na sede da Unisul na cidade como ação da Semana do Meio Ambiente e também em retribuição a utilização dos espaços de ensino. Os alunos produziram as placas indicativas das espécies, distribuíram panfletos de conscientização sobre a importância de preservar a mata nativa e promoveram ainda a reciclagem de brinquedos educativos.

“A ideia de darmos ênfase ao tema partiu da problemática lançada pela professora de Ciências que estava trabalhando saneamento, água e solo. Nossa comunidade é rural e os alunos se preocupam com o uso dos agrotóxicos nas plantações familiares e lavouras, que automaticamente chegam ao solo e nas nascentes d´água. Assim, fizemos um trabalho de pesquisa na comunidade em que mesmo os alunos que estão de forma remota conseguiram acompanhar e verificar a ação. Foi muito gratificante ver todas as turmas e comunidade escolar envolvidas em ações que enaltecem a importância e o cuidado com as questões ambientai”, indica a assistente de Direção, Lidiane Alves da Silva.

A semana de atividades especiais com os estudantes da Escola São Rafael foi iniciada com uma conversa online sobre as nascentes do município e o uso de agrotóxicos nas plantações. O encontro ocorreu entre os alunos do sétimo ano e profissionais da Fundação do Meio Ambiente de Içara. A programação também já teve a reciclagem de materiais e a descoberta dos nomes em inglês, a origem histórica da data, matemática com dados estatísticos de desmatamento e problemas envolvendo o plantio, corte e utilização das árvores para a fabricação de materiais escolares, além da produção de crônicas, artigos, poemas na disciplina de Língua Portuguesa.