logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Amrec prioriza pauta pela Maternidade do HSD em visita de governador ao Sul

Compartilhar:

A preocupação com o fechamento da Maternidade do Hospital São Donato não é somente dos içarenses. Prefeitos e vereadores da Região Carbonífera estiveram na fundação filantrópica em mais uma demonstração de apoio a entidade na manhã desta sexta-feira, dia 24. E além das falas sobre o impacto no corte do custeio que iniciou em 2015 devido a demanda apresentada desde então com o fechamento de outras maternidades, um documento foi assinado por todos para entrega ao governador Carlos Moisés (PSL) em visita a Criciúma.

"Não vamos avançar em outra pauta sem antes o governador resolver a situação do Hospital São Donato", coloca o presidente da Associação de Municípios da Região Carbonífera, Clésio Salvaro (PSDB). A carta coloca a manutenção da maternidade como de extrema urgência. "O SUS paga aproximadamente R$ 400 por nascimento. Isto não cobre todos os custos. Os R$ 150 mil são um complemento", acrescenta o prefeito de Criciúma.

"Temos 600 gestantes somente em Içara que dependem do Hospital São Donato, pois o Hospital Santa Catarina em Criciúma está lotado. Em toda a região são mais de 3 mil gestantes. O tapa do secretário de Estado da Saúde na mesa não foi para o Júlio (administrador do HSD). Foi em todas as gestantes. É um recurso que, se está assinado, está previsto no orçamento. A região paga imposto, contribui e quer resolver com diálogo", indica o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon (MDB).