logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Ancine anuncia cotas de gênero e raça em edital para produção de filmes

Compartilhar:

O Concurso Produção para Cinema 2018 passará a incluir cotas para diretores negros e indígenas e também para cineastas mulheres. De acordo com a Agência Nacional de Cinema, a decisão foi tomada pelo comitê gestor do Fundo Setorial do Audiovisual após ouvir as demandas de entidades e associações do setor. Além disso, levou em consideração um amplo diagnóstico feito sobre gênero e raça na produção cinematográfica brasileira. Segundo a Ancine, 75,4% dos filmes lançados em 2016 foram dirigidos por homens brancos

O Concurso Produção para Cinema 2018 prevê a destinação de R$ 100 milhões a longas-metragens independentes de ficção, documentário ou animação. De acordo com a Ancine, pelo menos 35% desse total deverá ser destinado a propostas que tenham diretoras mulheres, transexuais e/ou travestis. Além disso, no mínimo 10% do montante será reservado para diretores negros e indígenas. A principal fonte de receita é a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional cobrada sobre veiculação, produção, licenciamento e distribuição de obras cinematográficas e videofonográficas.

Outra mudança aprovada pelo comitê gestor do fundo foi a alteração nos pesos dos quesitos de avaliação dos projetos na modalidade B, que contempla longas-metragens de ficção, documentário e animação com ênfase em projetos de perfil autoral e propósitos artísticos evidentes. A pontuação do projeto será mais relevante para a classificação, do que outros critérios. A expectativa é de que as mudanças permitam que produtoras pequenas e iniciantes tenham mais oportunidades de serem contempladas.