logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Bárbara Moro: A importância do cuidado da saúde mental das gestantes

Um dos fatores de risco e mais frequente na gestação é a depressão pós-parto e uma das maiores dificuldades é a negação

Compartilhar:

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) praticamente 20% das gestantes sofrem com transtornos mentais após o nascimento do filho, por fim, acaba dificultando o vínculo entre mãe e filho, prejudicando também a amamentação e os devidos cuidados do recém-nascido.

No período gestacional ocorrem muitas transformações tanto físicas, quanto psicológicas. A gestante passa por muitas mudanças hormonais, por exemplo: tem horas que estão felizes, satisfeitas e seguras, e outras horas estão tristes, ansiosas e inseguras.

No entanto, a gestante também tem que aprender lidar com os diversos tipos de sentimentos, também com ansiedade acerca do filho, preocupação com o próprio corpo e entre outros. Nessa fase é muito importante ter um cuidado especial com a saúde mental.

É fundamental que a gestante cuide da sua saúde física, da saúde mental, que tenha apoio, seja tratada com carinho e que tenha os cuidados necessários para melhorar a qualidade vida e manter o equilíbrio emocional.

Os pensamentos negativos, irritabilidade, insônia, agitação, raiva e choros frequentes são sinais que merecem atenção, quanto antes ser diagnosticado, fazer o acompanhamento e cuidar da gestante, vai ser uma medida preventiva de que a mãe está pronta para cuidar de seu filho com o psicológico saudável.

Um dos fatores de risco e mais frequente na gestação é a depressão pós-parto, e as maiores dificuldades encontradas para o tratamento é a negação, não querer pedir ajuda, falta de apoio, pressão social e até mesmo a dificuldade dos profissionais de saúde em fazer o acompanhamento.

Ressalta-se também a importância de conversar abertamente com a obstetra sobre o que está acontecendo, sentimentos aflorados de medos, dúvidas, incertezas para que ele faça o acompanhamento adequado ao caso. Hoje em dia existem vários cursos preparatórios para os pais. Eles são um grande potencializador para a saúde mental.