logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Bárbara Moro: Você sabe como identificar a ansiedade?

Compartilhar:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o Brasil como o país mais ansioso do mundo. O ataque de ansiedade geralmente está relacionado com algum episódio estressante ou traumático em que o individuo está passando ou que passou. E em decorrência do nosso cenário atual esses números tendem a piorar.

Diante disso, os gatilhos para desencadear a ansiedade podem está relacionados com o isolamento, mudança de rotina e o excesso de informações negativas que, consequentemente geram muitos medos e incertezas, facilitando assim o desenvolvimento dos sintomas de ansiedade, cobrança excessiva, incertezas, sobrecarga de trabalho, entre outros.

Em um ataque de ansiedade, o corpo fica em estado de alerta, causando uma descarga anormal de noradrenalina, provocando sentimentos de angústia, medo, insegurança e a sensação que algo ruim pode acontecem em qualquer momento. Os sintomas físicos, psicológicos e comportamentais mais comuns são: sudorese, falta de ar, náuseas, formigamento, dor e desconforto no peito, medo de morrer, enxergar perigo em tudo e alterações no sono.

Dicas para minimizar a ansiedade

• Cuide com o excesso de informação. Às vezes é necessário se desconectar um pouco;
• Pratique exercícios físicos;
• Crie uma rotina para que você seja produtivo;
• Tenha uma boa relação com as pessoas que moram com você;
• Durma bem! Uma noite mal dormida podem aumentar os sintomas da ansiedade;
• Tenha uma boa alimentação.

A psicoterapia exerce um papel muito importante para minimizar a ansiedade. Entender os fatores que desencadeiam ajuda a reduzir os sintomas e trabalhar em eventos que levam a desenvolver esse problema. Em casos mais graves é necessário o tratamento medicamentoso aliado com a psicoterapia.