Canal Içara

Canal Içara

25 de janeiro de 2020 - 21:15
Cotidiano »
Centro de Castração completa seis mil animais atendidos em quatro anos
13/12/2019 às 17:18 | Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
João Gabriel da Rosa [Prefeitura de Içara]
O Centro de Castração Francisco de Assis já chegou a seis mil animais castrados nos quatro anos de atividade que se completam neste sábado, dia 14. O programa coordenado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai), com o apoio das secretarias de Agricultura e de Saúde, contempla agricultores com bloco de notas, a população no CadÚnico, animais de rua e animais encaminhados pela ONG Amigo Bicho de Içara.

“Diante das questões voltadas à saúde animal e também de saúde pública, nosso trabalho é fundamental para a cidade, pois com a castração, garantimos aos animais a prevenção de diversas doenças”, enaltece a superintendente da Fundai, Taynan Toretti. “A castração reduz a chance de tumores de mama, útero e ovários assim como infecção de útero nas fêmeas. Também reduz chance de tumor de próstata e evita o tumor de testículos, diminui o hábito de marcar território nos machos, prolongando a vida dos bichinhos”, explica a médica veterinária e responsável-técnica, Gabriela Gaspar.

O espaço, localizado no Horto Municipal, na comunidade de Segunda Linha, oferece atendimento para os animais em dias diversificados conforme cada público. Na segunda-feira, o atendimento é exclusivo para os animais de rua; na terça-feira, para os animais dos agricultores; na quarta-feira aos animais das ONGs registradas na cidade; na quinta-feira, para os animais do Cadastro Único; e na sexta-feira o expediente é interno, para higienização.

O agendamento para o procedimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 13h, na Fundai. “Castrar é um ato de amor, porém somente a castração não evita o abandono. As campanhas devem ser associadas à conscientização e posse responsável, evitando, assim, o número de animais abandonados”, completa Gabriela. Esta semana, em ação integrada, a Fundai e a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, realizaram um mutirão no Condomínio Residencial Dona Ema, no bairro Tereza Cristina.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas