logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Closet: saiba como projetar o seu!

Compartilhar:

O closet precisa reunir organização e acesso fácil às roupas e acessórios. Como homens e mulheres têm demandas distintas, o projeto precisa considerar essas diferenças. Camisas, calças, gravatas, ternos e sapatos devem ser acomodados em cabideiros, prateleiras e gaveteiros de tamanhos específicos, variando apenas de acordo com a quantidade e o espaço disponível. Já o espaço feminino deve prever nichos para bolsas, mais altura nos cabideiros para vestidos longos, local para joias, maquiagem e acessórios.

O tamanho deve variar de acordo com a necessidade do morador e o espaço disponível. Áreas a partir de 5m² já são consideradas adequadas para um closet de casal. As paredes laterais devem ter distância mínima de 1,90 m uma da outra, permitindo que a marcenaria tenha pelo menos 0,60 m de profundidade e a área de circulação fique com 0,70 m de largura, espaço mínimo suficiente para uma pessoa.

Uma proporção usual divide a marcenaria em quatro partes: metade da área para cabideiros; 25% para gavetas e nichos destinadas às roupas dobradas e outros 25% para prateleiras úteis para bolsas, sapatos e demais artigos. Por conta do acesso menos prático, no alto dos armários deve ficar o que é menos usado como malas, roupas de inverno dobradas, chapéus e caixas. Os cabideiros e prateleiras podem ser centralizados enquanto as sapateiras e gavetas podem ocupar o espaço inferior.

As portas deslizantes são a melhor opção. É mais prática, além de economizar espaço para a circulação. Deixá-lo aberta também é uma opção. O espelho é fundamental para que o closet fique completo. Ele deve ser colocado estrategicamente para que a pessoa possa ver sua imagem desde os pés até a cabeça. O espelho pode ocupar uma parede livre. Se não for possível, vale instalar nas portas, do lado externo. Para a marcenaria, o MDF é uma opção moderna, resistente, fácil de limpar e que não perde tonalidade original com o tempo.

O closet deve possuir também uma boa iluminação geral, de preferência difusa e com alguns focos de destaque. A preferência é por lâmpadas brancas e amareladas, que não interferem nas cores dos tecidos. Os LEDs também são uma boa pedida para a iluminação interna de gavetas e cabideiros, pois não esquentam. Sempre é indicado prever a instalação de uma janela próxima ao teto. Ela serve para a circulação do ar e para a iluminação natural sem deixar que a luz solar incida diretamente nas roupas.