Cotidiano | 21/02/2026 | 15:50
Com buzinas e cartazes, manifestação requer mais rigor contra maus tratos aos animais
Ação foi realizada na Rua Marcos Rovaris em repercussão a casos no estado e na região
Redação
Compartilhar:
Protetores dos animais ergueram cartazes e conclamaram os motoristas de passagem pela Rua Marcos Rovaris a também se manifestarem com buzinas de apoio na manhã deste sábado, dia 21. A mobilização é uma repercução de casos registrados em Santa Catarina, como o do cão Orelha, em Florianópolis, além de ocorrências em Criciúma e Içara, atualmente, sob apuração policial. "Acima de tudo, queremos transmitir a mensagem de que os animais merecem respeito, dignidade e proteção. Uma cidade que protege seus animais é uma cidade mais humana", ressalta o o presidente da ONG Amigo Bicho, Vitor Valentim.
"O que percebemos é que casos como o do Orelha, em Florianópolis, geram maior visibilidade e encorajam denúncias. Muitas situações já existiam, mas nem sempre eram denunciadas. O problema não é novo, mas precisa ser enfrentado com mais rigor e consciência coletiva", indica Vitor. Segundo ele, a legislação contra maus-tratos teve um avanço importante em 2020, com o aumento das penalidades. "Mas ainda precisamos de fiscalização efetiva e aplicação rigorosa", requer.
O presidente da ONG Amigo Bicho alerta que maus-tratos vai além de agressões. Incluem deixar o animal sem água ou alimento, mantê-lo preso em espaço inadequado, sem abrigo contra sol e chuva, abandono, negligência médica, acorrentamento contínuo, entre outras formas de sofrimento. "Se houver suspeita, o ideal é não confrontar diretamente a pessoa. É importante registrar fotos ou vídeos, se possível, e comunicar às autoridades competentes para que a situação seja apurada", completa. As denuncias podem ser realizadas para a Polícia Militar (190) ou Polícia Civil (181).




.jpg)

.png)

.png)








.png)



.png)






















