logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Deinyffer Marangoni: O que esperar da Black Friday 2021? Veja cinco tendências!

Promoção acontecerá no dia 26 de novembro

Compartilhar:

Não nesta sexta-feira, na outra, dia 26, é a Black Friday 2021, uma das datas mais esperadas pelo varejo e para os clientes do mundo todo. Em 2020, pleno ano de pandemia, o evento movimentou R$ 5,1 bilhões – valor 31% superior em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento da Neotrust/Compre&Confie. Está aí um dos indicadores que sustentam a tão aguardada Black Friday deste ano. Com isso, trago algumas tendências para você melhor aproveitar este dia, sendo comerciante ou cliente:


1. Ritmo de Crescimento

É provável que o evento deste ano mantenha o seu crescimento, não igual ao ano passado, mas nos ritmos de anos anteriores. Em 2020 ainda tinha um grande receio do que esperar deste ano, principalmente com relação à economia. Então mesmo que houve um boom nos consumos domésticos, tanto por conta do home office como também da mudança de lazer e estilo de vida, nem todos se sentiram seguros em gastar suas reservas. Estamos quase voltando ao “normal” e as perspectivas para 2022 são otimistas. Mesmo com eleições e Copa do Mundo, conseguimos prever alguns cenários econômicos, diferentemente de uma pandemia, que deixou todo mundo à deriva e sem saber o que fazer.


2. Descontos devem ficar menor devido à inflação e consequência da pandemia

Tudo aumentou. Das contas básicas de consumo ao lazer e entretenimento, tudo está mais caro. Os descontos desta edição tendem a ficar nos valores praticados no primeiro semestre de 2021. Você pode até dizer: “ah, mas isso é preço normal, não tem nada de promoção aqui!”, ou então a famosa piada “o preço pela metade do dobro”, mas não se engane, relembre a primeira frase deste parágrafo. E é isso aí, terão descontos, mas não há milagres que os comerciantes possam fazer. Além disso, a falta de insumos e produtos em alguns segmentos e a própria disciplina de estoque mínimo dos varejistas por conta das incertezas do mercado farão com que os preços não despenquem com as ofertas.


3. Eletrônicos de consumo são o carro-chefe

Não é exclusividade de 2021, mas smartphones, TVs, notebooks e tudo que envolve este segmento estarão no topo dos buscadores online ou da procura em lojas físicas, afinal, quem nunca ouviu um “espera a Black Friday para ver as promoções ou eles vão baixar tudo o que não conseguirem vender logo depois” quando se fala dos eletrônicos. E isso não se dá somente pelos descontos nesta época, como em edições passadas, mas muito devido ao novo comportamento de consumo. Tudo está mais digital, conectado, online e, com isso, a necessidade da atualização dos aparelhos eletrônicos. Além disso, recentemente foi lançado o novo iPhone, tem os fones de ouvido sem fio e os smartwatch, que estão explodindo em vendas.


4. Viagens e Moda completam o top 3

Além dos eletrônicos, a procura por viagens mais acessíveis voltará para o topo, assim como a busca por roupas e acessórios. As pessoas, aos poucos, estão voltando para suas rotinas, saindo mais de casa e, com isso, o turismo e a indústria da moda não passarão despercebidas nesta edição, como foi em 2020.


5. Relacionamento Digital e Omnichannel

Embora se fale muito no e-commerce e, certamente, baterá novo recorde de vendas por este canal na Black Friday, a experiência online vai muito além das vendas. O relacionamento digital veio para ficar e isso engloba também tirar as dúvidas pré-vendas, suporte, ensinar a utilizar o produto e qualquer atividade em que o consumidor tenha contato com a empresa. Também vai além do carrinho de compras na loja online, envolve trabalho com as redes sociais, e-mail marketing e todos os pontos de contato com o cliente. Outra questão muito importante é que o cliente é, cada vez mais, omnichannel, ou seja, ele alterna entre os canais de compras ou os acessa simultaneamente. Na prática, ele pode pesquisar os produtos em lojas físicas e comprar online, ou buscar opções na internet e ir até a loja física para comprar, ou, ainda, buscar via smartphone e finalizar a compra em um computador/notebook, ou, então, estar em uma loja física e fazer buscas nos concorrentes pelo smartphone para tomar a melhor decisão de compra. Quem conseguir ter o melhor relacionamento, experiência e atendimento, sai na frente.

BÔNUS: para aproveitar melhor a Black Friday, diversifique seus investimentos em mídia, não aposte tudo em um só canal. Também não busque atrair somente novos clientes, aproveite a sua base para fazer a manutenção da carteira, fidelizar e/ou melhorar o relacionamento. É uma grande oportunidade de negócios recorrentes e melhora a experiência de compra do cliente ao saber que você lembrou dele. E isso não precisa de grandes investimentos, basta olhar as últimas conversas em seu WhatsApp Business ou o Direct no Instagram da sua loja e reativar o contato enviando ofertas, perguntando se está buscando algo na Black Friday em seu segmento e se você poderia ajudar com algo. Mesmo que 100% desses contatos não compre, certamente fortalecerá o relacionamento.