logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

[leitor-repórter]

Cotidiano | 20/11/2015 | 14:00

Dengue: cuidados devem ser ampliados

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Focos do Aedes Aegypti foram encontrados neste ano no Centro e Liri. Devido a previsão de um verão chuvoso, a preocupação é que o mosquito não se alastre. Para isso, a prevenção é o melhor caminho. Os agentes da dengue visitam semanalmente 189 armadilhas e quinzenalmente 53 pontos estratégicos. Além disso, locais de risco podem ser denunciados na Ouvidoria SUS de Içara pelo (48) 3461-3707 ou pelo e-mail ouvidoria.sus@icara.sc.gov.br.

Em Santa Catarina já foram confirmados mais de 3,5 mil casos de dengue neste ano, 91% contraída no próprio estado. A cidade catarinense com maior número de casos é Itajaí, com mais de 3,1 mil casos contraídos na própria cidade.
“Içara é considerado um município de risco para proliferação do mosquito Aedes aegypti, pois, apesar de possuir um porte menor, é atravessada pela BR-101 e outras rodovias estaduais com grande fluxo de caminhões provenientes de outros estados. Além disso, possui grande número de empresas com grande fluxo de cargas que entram e saem do estado”, coloca a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Içara, Laura Gomes Maté.

Pequenas quantidades de água são suficientes para proliferação do mosquito e muitas vezes os residentes não percebem. Quando ocorre um foco, um raio de 300 metros precisa ser inspecionado, mas os agentes muitas vezes encontram resistência de moradores. “As visitas são realizadas com o objetivo de orientar os moradores e verificar possíveis criadouros do mosquito, não havendo multas ou outros tipos de punição”, coloca.

PREVINA-SE! Evite que a água da chuva acumule em pneus, tampas de garrafas, latas e copos; Não coloque materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios; Trate adequadamente a piscina com cloro; Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida dos animais uma vez por semana; Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas. Em bromélias, utilize jato forte de água na axila das folhas a cada dois dias.