logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Devotos celebram Santa Bárbara

Compartilhar:

“Ó Santa Bárbara, que és mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei com que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Fica sempre ao meu lado para que eu possa enfrentar, de fronte erguida e rosto sereno, todas as tempestades e batalhas de minha vida”. Assim diz o começo da oração a Santa Bárbara, padroeira dos mineiros, artilheiros e de todos que trabalham com fogo. Em Içara, abençoa também o bairro Aurora, antiga comunidade de Mineração.

“Todos os agricultores quando ameaçava trovoar já pediam a proteção da santa, tanto para as lavouras, para não terem prejuízos, como a proteção em um todo”, explica o enfermeiro aposentado Antonio José Martins, de 82 anos. Nos anos 60, quando a extração de carvão era a principal atividade econômica da cidade, a comunidade de Mineração era composta, quase em sua maioria, por trabalhadores das minas da região. “Na época tínhamos cerca de 470 mineiros trabalhando em uma única companhia”, diz seu Antoninho.

Seu Antoninho trabalhava como enfermeiro na mina. “Geralmente atendia os mineiros com escoriações, ou quando pisavam em algum prego, os casos mais graves eram enviados para o hospital”, conta. Há 30 anos, eram realizados nove dias de festa em honra a Santa Bárbara. “Era muito diferente de hoje. Todos os dias tinham novenas temáticas, um dia era da juventude, outro dos mineiros, e as pessoas participavam mais. Hoje os mais devotos foram embora da comunidade ou então foram para outras religiões”, diz.

“Como o movimento das minas foi se acabando, o feriado foi retirado do calendário”, explica o coordenador do Conselho para Assuntos Econômicos da Paróquia ( Caep) do bairro, Eraldo Guimarães. A devoção era tão forte na comunidade, que muitas crianças ganharam o nome de Bárbara em homenagem a santa. “Além das crianças batizadas como Bárbara, nas festas mais antigas haviam procissões saindo de comunidades distantes que reuniam mais de 100 carros, isso que na época as pessoas quase não tinham carros”, completa Antoninho.

As festas podem até ter perdido um pouco de popularidade, mas a fé na santa permanece. “Temos uma imagem pequena, mas muito especial, fica na nossa estante próximo a foto de todos os filhos e netos, é uma proteção”, diz Nelcy, esposa de seu Antoninho. Em 2013, a tradição das nove novenas também foi retomada. “Foi muito bonito, no entanto, a participação não foi como a esperada, por isso esse ano faremos apenas quatro dias”, explica Eraldo.

“Serão quatro dias de festa, todos temáticos, um dia será voltado para as famílias, outro dia teremos a benção dos mineiros e agricultores, e também dos comerciantes e autoridades”, informa o coordenador. Os kits de churrasco para o almoço de domingo, dia 7, serão vendidos à R$ 40,00. “São esperadas cerca de 500 pessoas no domingo. O kit é composto pelo churrasco, saladas e maionese”, adianta.

04/12: Quinta-feira
20h00: Missa pela cura e libertação com o tema “Famílias restauradas no corpo e sangue de Jesus” apadrinhada pelas famílias da comunidade
05/12: Sexta-feira
20h00: Missa de unidade com benção dos pães e oferta do dízimo apadrinhada por todos os setores de pastorais e movimentos.
Após a missa, confraternização no salão de festas para todos os movimentos de pastorais e famílias dizimistas.
06/12: Sábado
19:30h Transladação da imagem de Santa Bárbara saindo da comunidade de São José Operário, bairro Liri.
20:00 Missa com benção dos operários e trabalhadores rurais apadrinhada por agricultores e mineiros.
Após a missa haverá jantar no salão de festas e animação com Ana Paula Musical.
07/12: Domingo
10h00: Missa de festa com benção das chaves dos estabelecimentos comerciais apadrinhada por comerciantes e autoridades.
12h00: Almoço (kit churrasco)
14h00: Divulgação da rainha da Festa de Santa Bárbara 2014. Logo após animação com Ana Paula Musical.