logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Dia da Água: vida em reflexão

Compartilhar:

A data propõe anualmente uma profunda reflexão. O Dia Mundial da Água é um convite ao debate mais amplo sobre algo que é essencial para a vida no planeta, seja de seres humanos, dos animais, assim como da flora. Tão vital que somente algumas horas sem abastecimento já geram diversos desconfortos. Em Içara, por exemplo, há algumas regiões que por vezes ficam sem o serviço.

“Quando falta água é triste, porque simplesmente acaba atrapalhando em tudo. Água serve para fazer tudo. Sem água não podemos tomar banho e sem o banho a gente acaba não se sentindo bem para trabalhar. Tomar banho é algo essencial. Fora isso, a água é necessária para lavar roupa, a louça, fazer várias outras coisas. Deixar tudo de uma forma que possamos nos sentir confortável”, destaca a dona de casa Silésia Machado, do bairro Jardim Silvana.

“Só de um tempo para cá é que coloquei um reservatório em casa. Então, quando acontece de faltar, eu ainda passo um bom tempo sem sentir. Mas até colocar, por várias vezes aconteceu. Não ter água deixa o nosso dia completamente diferente”, menciona. Na mesma linha de Silézia vai a moradora do bairro Tereza Cristina, Maria de Fátima Sousa. “É incrível como a nossa rotina muda quando não há água disponível. Infelizmente nós sentimos a falta de água. Não é constante, mas o pouco que isso acontece gera bastante desconforto”, coloca.

Constância Rocha chegou a Içara há apenas um mês. Está residindo no bairro Jardim Elizabete para ficar mais próxima da filha. A aposentada conta que, quando chegou à cidade, soube do problemas no abastecimento. Mas relata que enfrentava o problema anteriormente. “Morava no interior do Paraná. Lá tinha água encanada, tudo certinho, não dependíamos de poços e infelizmente se tinha a falta de água. E era frequente. Davam as mais diversas desculpas. Teve uma vez que passamos quatro dias sem ter água”, informa. “Tínhamos que arrumar alternativas, nem que fosse comprar água mineral”, acrescenta.

Os problemas que são registrados na região dos bairros Jardim Elizabete, Jardim Silvana, Nossa Senhora de Fátima, Tereza Cristina, Jaqueline e nas demais comunidades próximas podem ser sanados com a inauguração de um reservatório construído no pátio da Escola Municipal Quintino Rizzieri. A previsão é que a inauguração ocorra no início de abril. “Nesta semana estamos fazendo testes com este reservatório, corrigindo os problemas que possam vir, para que no próximo mês possamos fazer a inauguração e a comunidade passe a ser beneficiada”, coloca o coordenador da Casan em Içara, Acioni da Silva.