logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Ensino técnico: atendimento de demanda local depende ainda de cursos oferecidos fora da cidade

Conforme Secretaria de Estado da Educação, oferta de vagas na região já atende demanda de estudantes

Compartilhar:

O ramo estético desponta entre as carreiras mais promissoras com nível de formação técnica no Sul de Santa Catarina. Esteticistas, massoterapeutas, podólogas e terapeutas holísticas aparecem como oportunidades de aprendizado a serem exploradas para o desenvolvimento local. E o Mapa de Empresas do Governo Federal corrobora com esses dados. Somente em Içara são 245 CNPJs de cabeleireiros, manicures e pedicures. É a segunda maior atividade econômica no Município em número de empresas ativas.

A demanda apresentada pelo Ministério da Educação para a formação principalmente em terapias complementares e estética tem como base as contratações e também a remuneração oferecida pelo mercado. O mapa utilizado para identificar as necessidades regionais por qualificação profissional é um instrumento de projeção de novos cursos. Entretanto, Içara aparece atualmente fora do radar do Governo do Estado para ter formação técnica, principalmente, pela proximidade com outras cidades que já possuem centros profissionalizantes.

"A oferta de cursos técnicos por parte da Secretaria de Estado da Educação para o município de Içara e toda a região é feita pelo Centro de Educação Profissional (Cedup) Abílio Paulo, de Criciúma, que hoje atende 1.854 estudantes. Neste Cedup são ofertados os cursos técnicos de Administração, Alimentos, Edificações, Comércio e Informática na modalidade integrado, e de Análises Clínicas, Química, Edificações, Administração, Contabilidade, Informática e Manutenção e Suporte em Informática nas modalidades concomitante e subsequente", ressalta a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

"O monitoramento feito pela Secretaria de Estado da Educação apontou que a oferta de vagas atende a demanda de estudantes da região que hoje chega até o Cedup. A SED, em diálogo com as escolas e Coordenadorias Regionais de Educação, acompanha permanentemente o Mapa de Demandas, produzido pelo MEC, para a oferta de cursos técnicos, e uma nova oferta é baseada sempre a partir deste estudo", acrescenta a SED.

No Sul, 13 cidades têm cursos técnicos

O mapa do Ministério da Educação indica que das 45 cidades que compõem a região Sul, somente 13 (28,88%) possuem graduação técnica disponível. A Amurel aparece com a melhor distribuição. Na lista está Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Garopaba, Imbituba e Tubarão. Em seguida está a Amesc com Araranguá, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Sombrio. A Amrec figura em último lugar na divisão geográfica com Cocal do Sul, Orleans e Criciúma, mas tem o maior polo do Sul, que é Criciúma, com mais de 60 cursos oferecidos pela rede de ensino pública e privada.

Processos industriais lidera formação

Os dados mais atuais do Mapa de Demandas são de 2020, quando 8.477 estudantes estavam matriculados em cursos técnicos na região Sul de Santa Catarina. A maior procura apresentada é pela formação em controle de processos industriais com 1.834 alunos, seguido por gestão de negócios (1618 alunos); informação e comunicação (1315); ambiente de saúde (1159); produção industrial (764); recursos naturais (585); infraestrutura (485); produção alimentícia (199); turismo, hospitalidade e lazer (199); produção cultural e design (187); e segurança (132).