Cotidiano | 21/01/2014 | 17:26
Falta de água afeta avicultura em Sta Cruz
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Sem água suficiente no lençol freático para bombeamento a menos de 10m, Renato Baldissera entrou nesta semana para a lista de propriedades atendidas pelo abastecimento de água com caminhão pipa. Atualmente ele consome 10 mil litros por dia para manter 25 mil frangos em crescimento. E a estimativa é que o volume só aumente. “Quanto maiores os frangos, maior também será o consumo”, indica.
Igualmente como a propriedade em Santa Cruz, há 14 famílias no interior da cidade que apontaram também a dificuldade. Mas nem todas estão sendo atendidas por opção dos próprios moradores. No caso de Renato, o abastecimento está sob a responsabilidade da Carbonífera Rio Deserto devido ao indício do problema ter sido provocado pela atividade mineradora. A empresa contesta essa versão.
Quanto a água recebida, o avicultor levanta dúvida agora sobre a qualidade. Uma mostra foi coletada para análise. “O questionamento é por causa do tom amarelo”, ressalta. Conforme a engenheira ambiental Rosimeri Venâncio Redivo, toda a água é adquirida da Casan/Samae. “Antes mesmo de uma decisão judicial já havíamos decidido abastecer ele como uma política de boa vizinhança. Vamos construir um poço para provar que não falta água”, pontua ela.






.png)
.jpg)
.png)



.png)





























