Tânia Giusti [Prefeitura de Içara]
Cotidiano | 04/02/2016 | 15:07
Grupo terapêutico retorna às atividades
com informações de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Pacientes com dores crônicas provocadas por desordens osteomusculares retomaram as atividades no Grupo Terapêutico Corpo em Movimento nesta quinta-feira, dia 4. O trabalho é desenvolvido ao longo de oito encontros. O primeiro é para acolhimento e aconselhamento. Nos demais são realizados exercícios para melhoria da mobilidade articular, aumento da flexibilidade e força muscular, além de ganho de equilíbrio.
“Elaboramos junto dos médicos ortopedistas e clínicos, um manual de regulação para encaminhamentos para consultas e tratamento. Isso possibilita que casos agudos sejam priorizados, evitando que o longo período de espera torne uma doença que tratada cedo se transforme em um caso de dor crônica”, salienta o fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Milton Fernandes. O trabalho é auxiliado ainda pela aplicação da crânio acupuntura.
No último ano a Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina premiou a iniciativa com uma das experiências exitosas na Atenção Básica. O grupo surgiu após um levantamento nas unidades de saúde indicar que a demanda de pacientes é composta, sobretudo, por pacientes com dor crônica. Eles passaram a ser encaminhados então para a Academia da Saúde no bairro Jaqueline. “Mensalmente recebo quatro grupos com seis pacientes em cada”, informa.
Segundo o secretário de Saúde Lauro Nogueira, as pessoas com dores crônicas costumam evitar praticar exercícios físicos devido a limitações funcionais, por orientação de profissionais de saúde ou por medo de sentirem ainda mais dor. “Com orientação do fisioterapeuta, o exercício físico é uma das principais estratégias para o controle da dor e ganho de função em indivíduos com dores crônicas, por isso o sucesso deste projeto do Nasf”, pontua.


.png)

.jpg)


.png)












.png)





















