logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Internet não é babá-eletrônica, alerta doutor Max Haetinger

Compartilhar:

A Internet está cada vez mais inserida no cotidiano. Chegou pelos computadores, possibilitou uma nova forma de comunicação em aparelhos celulares e em breve conectará muito mais aparelhos e pessoas. A rede mundial abriu novos espaços para a diversão e, ao mesmo tempo, para o compartilhamento do conhecimento. Saber equilibrar é muito importante. “Tudo precisa de limites. E a Internet não está fora disso”, alerta o doutor em Ciências da Educação, Max Haetinger.

Para o professor e escritor, os limites devem ser estabelecidos desde o primeiro ano de vida.
"Ainda continuamos utilizando a Internet como fazíamos antigamente com a televisão, como uma babá eletrônica, entregando um celular para crianças de um ano e meio. Com certeza quando ela tiver cinco anos você terá uma grande dificuldade de dar limites ao uso da tecnologia”, exclama o estudioso gaúcho.

“A família tem papel fundamental. E temos que atender que tanto o papel da família quanto da escola mudaram muito neste passar dos anos. A escola tem que trabalhar mais o socioafetivo. Já as famílias, apesar de todo o tempo de trabalho, precisam valorizar os momentos com os filhos. Os pais devem abrir este espaço na agenda”, completa. Uma sugestão é promover jogos de tabuleiro, cartas e outras atividades offline. “Crianças adoram isso”, pontua.