Lucas Lemos [Canal Içara]
Cotidiano | 13/01/2016 | 07:00
Lei de solução de conflitos entra em vigor
Especial de Kelly Oliveira, da Agência Brasil
Compartilhar:
Uma nova forma de mediar conflitos, sem a necessidade de ir à Justiça, já stá em vigor. Agora é possível resolver situações como brigas de trânsito, cobrança de dívidas, questões relacionadas a direitos do consumidor, trabalhista e familiar, com o auxílio de um cartório, de uma empresa especializada em solução de conflitos ou de um mediador escolhido pelas partes.
De acordo com a lei, pode atuar como mediador extrajudicial qualquer pessoa maior de idade que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade de classe ou associação. As partes poderão ser assistidas por advogados ou defensores públicos.
As partes envolvidas em conflitos podem recorrer à mediação, mesmo que já tenham entrado com processo na Justiça. Nesse caso, devem pedir ao juiz a suspensão do processo por prazo suficiente para a solução consensual do litígio. A lei também prevê a mediação judicial, com a criação de centros de solução consensual de conflitos.
.png)

.png)





.jpg)

.png)



.png)




























