Cotidiano | 06/12/2018 | 17:18
Maristela Giassi é premiada com o Livro Almas do Brasil
Redação | com a colaboração de Carol Macário, da Revista Gulliver
Compartilhar:
A içarense Maristela Giassi recebeu uma das distinções mais importantes de Santa Catarina em reconhecimento à história, o Prêmio Lucas Alexandre Boiteux de História, concedido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (HGSC). A cerimônia de premiação pela obra Almas do Brasil foi realizada na Casa José Boiteux em Florianópolis nesta quarta-feira, dia 5.
“É uma grande honra e emoção receber um dos três prêmios mais importantes do estado. Gratidão aos povos originários pelas energias e pelos saberes. E obrigada aos membros do IHGSC por terem escolhido o livro Almas do Brasil como o melhor livro de Historia de Santa Catarina publicado em 2017, na certeza que os homens das florestas passam ter parte de sua historia contada em um livro reconhecido”, comemora a fotógrafa e empresária.
Em 2019, o livro Almas do Brasil será utilizado em sala de aula pelos alunos da rede municipal de ensino de Içara como suporte a estudos sobre a cultura indígena. “Esse reconhecimento só aconteceu porque acreditei que seria importante levar a mais pessoas o conhecimento dos momentos de sabedoria e valores que observei nas aldeias enquanto fotografava. Esse livro não é só meu, mas representa uma história milenar dos Guaranis. E é com eles que divido essa homenagem”, diz Maristela.
Almas do Brasil foi lançado durante a exposição homônima de Maristela Giassi em 2017. Além do Brasil, a mostra ocorreu na França, no Vaticano, em Portugal e em São Paulo. A obra retrata os saberes e beleza dos povos originários do Brasil a partir de fotografias de indígenas de cinco aldeias: M´Biguaçu, Aldeia do Amaral e Morro dos Cavalos, povoadas pelos Guaranis e localizadas na Grande Florianópolis; e Rio Jordão e Novo Segredo, da Etnia Kaxinawá (Huni Kuin), localizadas no Acre.


.png)
.jpg)



.png)







.png)







.png)




















