logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Município alerta para penalidades por descarte irregular de lixo

Mais de 30 toneladas de resíduos depositados em locais impróprios são recolhidos mensalmente pelo Samae

Compartilhar:

Além de poluir o solo e comprometer a limpeza da cidade, o depósito irregular de lixo pode gerar multas a partir de R$ 5 mil para quem for flagrado. Mensalmente, o Serviço Autônomo Municipal de Abastecimento de Água e Esgoto (Samae) precisa recolher mais de 30 mil toneladas de resíduos depositados em lugares impróprios. As denúncias podem ser comunicadas pelo site fundai.sc.gov.br, inclusive, com fotos e a placa do veículo utilizado.

“São, principalmente, materiais de construção e utensílios domésticos sem validade. Os relaxados preferem poluir a cidade do que contratar um cascão para dar a finalidade adequada ao lixo. Todos os meses, são carregados ao menos dois caminhões do nosso Pátio de Máquinas só para esse recolhimento. Fico indignada em precisar tirar as máquinas da manutenção de estradas para limpar os lixos que jogam na beira da rodovia”, afirma a prefeita Dalvania Cardoso (PP).

“O descarte irregular do lixo contamina o solo e a água, coloca em risco a fauna e a flora local, além de contribuir para a proliferação de doenças. Entulhos, móveis velhos, eletrodomésticos e outros resíduos são frequentemente despejados em terrenos baldios, rios, margens de estradas e outros locais impróprios”, pontua a superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Jéssica Calegari. Os locais mais recorrentes estão no bairro Presidente Vargas, Tereza Cristina e Mareli.