logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Museu Sacro Capela Santo Antônio será reinaugurado nesta sexta-feira

Compartilhar:

A comunidade de Linha Anta terá um espaço próprio para casamentos, batizados e velórios no Museu Sacro Santo Antônio. Fruto de uma parceria entre Governo de Içara, moradores e da Construtora Locks, a capela será reinaugurada às 18h desta sexta-feira, dia 29. “O Patrimônio é do Município, mas como gestores de cultura gostaríamos de ressaltar a participação da comunidade com esse olhar que eles tiveram de valorização do patrimônio que pertence a sua região. Eles que foram em busca, nós ajudamos na mediação. A comunidade está de parabéns”, coloca a presidente da Fundação Cultural de Içara, Maria Tereza Chagas.

A capela foi tombada em 1985 como patrimônio histórico do Município. A partir deste processo, arquitetos, agentes públicos e a iniciativa privada se uniram para a restauração do local em 1997 e 2000. “Em janeiro de 2001 iniciou a restauração e em outubro do mesmo ano a igreja foi reinaugurada, funcionando na época com oficinas de cultura. Em 2008 a Capela foi fechada novamente”, lembra o coordenador de Cultura de Içara, Harlan Mello.

A Capela Santo Antônio é uma das mais antigas obras arquitetônicas da região sul. A primeira edificação do templo religioso, por volta de 1910, era coberta de palha. A capela de alvenaria foi inaugurada em 1929 em homenagem ao padroeiro Santo Antônio. A planta é formada por uma única nave, com a abside de forma pentagonal, e dois apêndices laterais onde localizavam-se a sacristia e o sacrário. Acima da entrada encontra-se o coro, construído em madeira, que também servia de oratório.

Após a construção da nova igreja do lado oposto da rodovia, em 1978 a capelinha foi desativada, entrou em estado de abandono e depredação, sendo que alguns objetos foram extraviados e outros se encontram guardados na nova paróquia. A Capela pertence a paróquia de Morro da Fumaça, mas é gerida com intermédio dos moradores de Linha Anta, território içarense.