logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

O perigo que está no dinheiro!

Compartilhar:

No Brasil, as cédulas possuem vida útil de até 15 meses. Neste tempo, o dinheiro de papel também acumula bactérias, algumas prejudiciais a saúde. Em Içara, um estudo realizado pela universitária Méuca Damázio demonstrou que a maior infecção está no dinheiro presentes nos supermercados.

Segundo a formanda em Química da Unisul de Tubarão, além das bactérias, 50% das cédulas de R$ 1 (as mais utilizadas) chegam aos supermercados com mau cheiro. Ao todo, 25% dos funcionários entrevistados revelaram que as notas apresentam sujeiras. Metade deles disseram que possuem o costume de colocar a mão na boca com frequência. Dessa prática, resultam doenças como diarréia, infecções urinárias, gastrointestinais, meningite e vômito.

Nas cinco cédulas analisadas, estavam 35 mil bactérias. Mas, os estudos da universitária foram além disso. Méuca coletou amostras de uma cantina escolar e de uma barraca de cachorro-quente. Em ambas, o número de coliformes foi menor. No dinheiro que estava em uma instituição educacional, foram encontradas somente 3,5 mil bactérias. E, no local onde a higiene pessoal era menos presente, nas barracas de cachorro-quente, havia 490. A pesquisadora explica que neste último local "a mesma pessoa que faz a comida também manuseava o dinheiro no caixa".

O biomédico Roberto Figueiredo, salienta que somente "grandes quantidades dessas bactérias conseguem desencadear sérias doenças. Por isso, é muito importante adotar bons hábitos higiênicos".

Para reduzir a quantidade de bactérias presentes no dinheiro, duas ações governamentais seriam possíveis. A primeira deveria ser a ampliação de cédulas de plástico, que apresentam contaminação menor do que as de papel. E, a segunda deveria ser a substituição mais frequente do dinheiro.

Ë possível diminuir a presença de bactérias nas cédulas também com algumas atitudes cotidianas como lavar as mãos e limpar os alimentos com água tratada.


SOBRE A PESQUISA DAS BACTÉRIAS

Os dados coletados por Méuca fazem parte do Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Química (TCC). A apresentação para os avaliadores foi realizada na última quarta-feira, dia 19, tendo nove como pontuação do projeto orientado pela professora Marilene Klug.


DOENÇAS QUE PODEM SER TRANSMITIDAS PELAS CÉDULAS

- Atafilococus aereus (provenientes de saliva)
Podem ocasionar infecções desde otite, conjuntivite, faringite, laringite, e infecções.

- Staphylococcus aereus
Em contato direto com o organismo, causa acne, furúnculo, terçol, otite ou sinusite. Alcançando a corrente sangüínea, é capaz de causar septicemia, um tipo de infecção que pode levar à morte.

- Enterococos (bactérias fecais)
Causa diarréia, intoxicação alimentar, vômito.