logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Oportunidade para casar de papel passado

Compartilhar:

O momento do Sim está chegando para 62 novos casais que serão oficializados na Matriz São Donato, em Içara. O grande dia acontecerá a partir das 14h15 de sábado, dia 16. A ideia da segunda edição do Casamento Comunitário é regularizar a situação de casais que vivem sob o mesmo teto há anos, mas que sentem falta consolidar a parte religiosa e legal dessa união. “O sacramento do matrimônio é um valor indelével para a igreja católica. Para quem se diz cristão católico, uma das condições é estar em dia com a sua fé. A partir deste sacramento, abrem-se muitas outras perspectivas como a comunhão e a confissão”, destaca o pároco Antônio Vander da Silva.

Os noivos já participaram de um curso de preparação que teve como objetivo conscientizar sobre a importância da união conjugal e oferecer informações na preparação do casamento e da cerimônia que, para muitos, trata-se de um sonho que está se tornando realidade. Como no caso de Sabrina, de 28 anos, e Cristian, de 30. Casados há sete anos, eles já usam alianças, tem um filho de seis anos e sempre tiveram vontade de casar na igreja, mas segundo ela o custo é muito elevado.

“Por meio de uma amiga fiquei sabendo do casamento coletivo e me empolguei. Falei para o meu marido ele concordou e fomos realizar a inscrição. Agora nossa relação será oficializada e abençoada”, conta Sabrina. E como toda noiva, ela diz estar ansiosa e como manda o costume, o noivo só irá vê-la pronta na igreja. “Aluguei um vestido, vou para o salão me arrumar, pois quero estar linda, afinal será o meu dia. Ele só vai me ver na hora”, diz em tom de expectativa.

O filho Cristian Otávio entrará junto com os pais na igreja. Após a cerimônia eles irão participar de toda a solenidade com os demais casais e depois haverá um jantarzinho para amigos mais íntimos e familiares. “Vai ser uma bela festa”, enfatiza Sabrina. Todos os procedimentos são gratuitos, incluindo cartório, cerimônia ecumênica e coquetel no salão de festas da Matriz. Cada casal tem direito a dez convidados para participar do coquetel. Além disso, foram realizadas parcerias com os comerciantes locais para as bebidas, fotografias, comida e outras coisas.

Dois dias antes do casamento, a noiva Bianca Pavaratti Castânio, 27 anos, está na maior expectativa de quem se prepara para subir ao altar. Nesta quinta-feira será o último dia para ajustar o vestido que vai ser realizado na cerimônia. Bianca, disse estar feliz com o momento. “Está sendo muito importante. Vou realizar meu sonho”, fala contagiada. Ela vai oficializar a relação com Eder dos Santos Alves, já que estão juntos há sete anos. Da união nasceu Yasmin, de seis anos. “A gente tinha muita vontade de casar oficialmente, mas nossas condições financeiras nunca deixaram”, disse a noiva. “Mas agora conseguimos”.

Os comerciantes, José Hélio, 33 anos, e Graziela, 32 anos, participaram da primeira edição do casamento comunitário no ano passado. Morando juntos há dez anos e com um filho de três anos de idade, resolveram subir ao altar para assumir o compromisso com Deus. “Nós tivemos nosso filho, batizamos, mas ficamos em dívida com a igreja por não sermos casados. Com isto, a gente não comungava”, conta José. Segundo ele, os dois tinham este sonho de casar na igreja, mas iam deixando para trás. “Foi tudo show de bola. Muito emocionante. E o melhor, é que estamos ainda mais ativos na igreja. Para quem tem vontade, eu recomendo”, incentiva José Hélio.