logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Primeira habilitação de motorista poderá levar até 18 meses para conclusão

Aumento do prazo ocorre em consequência da diminuição da capacidade de atendimento durante a pandemia

Compartilhar:

Beatriz Batista Machado iniciou o procedimento para a obtenção da primeira habilitação de motorista em fevereiro . Em 16 de julho ela concluiu as aulas práticas de direção veicular. A perspectiva agora é que a prova prática seja em setembro. Mas ainda não há certeza sobre a data. E a espera tem sido agoniante para a jovem de 19 anos.

“Todo mundo fala que o processo da carteira de motorista sempre demora, mas não imaginaria que iria demorar tanto. Entendo o momento que estamos passando, em meio a uma pandemia, mas, eu preciso me locomover também”, diz a fotógrafa. “A demora é tanta, que tenho medo de chegar no dia da prova e reprovar por conta de ficar tento tempo sem praticar, dirigir...", aponta.

Atualmente, a Circunscrição Regional de Trânsito em Içara está com a capacidade de atendimento reduzida pela metade. Isto significa aproximadamente sete provas práticas realizadas por centro de formação de condutores a cada semana. Conforme o coordenador, Saulo Costa, a medida visa reduzir ao máximo as aglomerações em prevenção a covid-19. Sem previsão para a normalização, cabe a cada CFC gerenciar as vagas. A procura, contudo, tem sido maior do que os agendamentos disponíveis.

“Para não haver prejuízos aos candidatos, o Denatran, e posteriormente o Detran também, através de portaria, prorrogou os prazos para vencimentos dos processos de primeira habilitação, portanto passou de 12 meses para 18, o que ameniza de certa forma a situação atual”, acrescenta Saulo.