logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Redescubra SC: destinos próximos de casa ajudam a economizar

Para quem mora no Sul do estado, opções não faltam para o turismo regional

Compartilhar:

Os custos com o deslocamento, hospedagem e alimentação não podem inviabilizar as viagens de férias, pois existem alternativas para quem quer aproveitar a época de festas e a temporada de verão para passear sem comprometer o orçamento da família. Buscar destinos mais próximos de casa, uma tendência impulsionada pela pandemia, pode reduzir os gastos e o melhor: sem comprometer a qualidade do passeio. Para quem mora no Sul do Estado, opções não faltam para o turismo regional. A seguir, listamos algumas.

Praias e lagoas

A região tem algumas das mais belas praias e lagoas do Brasil, próprias para o banho e para a prática esportiva. Em Laguna, o Farol de Santa Marta é um dos mais belos cenários. A cinco quilômetros da costa de Jaguaruna, a Laje da Jagua é o destino favorito de surfistas de grandes ondas. No litoral de Jaguaruna, Balneário Rincão e no Extremo Sul prevalecem praias contínuas, emolduradas por dunas, sambaquis e lagoas – ótimos refúgios para descanso e pesca.



Gastronomia

Maior cidade da região, Criciúma oferece diversas opções em gastronomia, mas em outros municípios é possível se deliciar com a culinária italiana e alemã. Nas cidades litorâneas, como Arroio do Silva, Balneário Rincão, Jaguaruna, Laguna e Imbituba, pratos à base de pescados são o carro-chefe da boa mesa.



Golfinhos

No litoral também está um dos mais incríveis destinos para quem gosta de animais. A cooperação dos golfinhos é um fenômeno que enche os olhos dos turistas e as redes dos pescadores artesanais de Laguna, que tem o título de Capital Nacional do Boto Pescador. A "pesca cooperativa", a interação entre homem e animal, é mais frequente no inverno, mas durante o verão não é incomum que os golfinhos se exibam para os turistas que atravessam o Canal da Barra de balsa ou bote.



Cachoeiras e balneários

Na região de Siderópolis, Nova Veneza e Treviso, as cachoeiras e balneários de água doce se sobressaem, assim como a Barragem do Rio São Bento, locais de mata e natureza preservada. Junto a isso, também as delícias da culinária típica italiana.



Parques

Presentes em boa parte dos municípios da região, os parques também aparecem como boas opções para passeios em família, piqueniques e caminhadas em meio à natureza.



Turismo religioso

Para aqueles que preferirem o turismo religioso, o Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, na comunidade de Morro Bonito, em Içara, manterá a programação de missas durante o verão, com celebrações às 15 horas nos sábados e às 11, 15 e 18 horas nos domingos, além de estar aberto à visitação em todos os dias da semana. O Sul ainda conta com os Santuários Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza; Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá; Santuário e Gruta do Martírio da Bem-Aventurada Albertina Berkenbrock, em São Luiz, entre São Martinho e Imaruí; Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Gravatal.



Cânions e balonismo

Um dos ícones do ecoturismo brasileiro, os cânions do Parque Nacional Aparados da Serra marcam o limite entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Nos municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande estão os principais cânions: Itaimbezinho, Fortaleza, Malacara, Churriado, Faxinalzinho, Josafaz, Índios Coroados, Molha Coco e Amola Faca. Situada entre dois parques nacionais, o da Serra Geral e dos Aparados da Serra, Praia Grande tira proveito da geografia privilegiada para proporcionar voos de balão aos turistas. Passeios motorizados, cavalgadas e trilhas compõem também o leque de opções.