logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Taise Domiciano: Aproveite o seu dia!

Viver é compreender os desafios e usar sua imaginação para achar a melhor forma de velejar no mar

Compartilhar:

Você vive sua vida com intensidade, sendo protagonista e expressando aquilo que você acredita? Espero profundamente que a resposta seja sim! Confesso que eu costumo me questionar: “o que significa viver uma vida intensamente?” “O que significa ser protagonista?”.

Em um mundo com tanto acesso as informações, muitas coisas parecem rasas, sem profundidade, passageiras... Às vezes me pego pensando nisso. Eu poderia lhe dizer, que essa intensidade, esse propósito, poderia ter relação com a liberdade criativa que você concede a si mesmo.

Por que eu lhe diria isso? A criatividade tem como fonte a imaginação, sendo esta utilizada para resolver desafios e problemas. Se eu encontro desafios e não faço nada, eu estou alienado, esperando que alguém faça algo com a situação, ou seja, deixo o medo assumir minha vida, e perco a oportunidade de usar minha criatividade e atuar como o protagonista da situação.

O poeta romano Horácio (65 – 8 A.C), tem um poema que diz “Carpe diem quam minimum credula postero.”, ou seja, “colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”. A expressão carpe diem pode ser entendida como um chamado para você aproveitar o presente.

“Aproveita o dia; / Não deixes que termine sem teres crescido um pouco; / Sem teres sido feliz, sem teres alimentado teus sonhos; / Não te deixes vencer pelo desalento; / [ou] permitas que alguém te negue o direito de expressar-te, que é quase um dever; / [ou] abandones tua ânsia de fazer de tua vida algo extraordinário; / Não deixes de crer que as palavras e as poesias sim podem mudar o mundo; / Porque passe o que passar, nossa essência continuará intacta; / Somos seres humanos cheios de paixão” (Horácio, 65 a.C. — 8 a.C.,traduzido por Walt Whitman)

Pensar no futuro e se preparar para ele é importante, mas só o fazê-lo sem desfrutar do presente, te torna um extremo ansioso, que nunca se satisfaz com suas conquistas. Talvez o equilíbrio seja a chave de tudo.

Viver uma vida extraordinária, pode ter relação com o espírito de empreender na vida, arregaçar as mangas e resolver seus desafios, buscando alcançar seus objetivos e escrever sua história. É isso mesmo! Você precisa ser o autor da própria história, pois vejo muitas pessoas vivendo a história de outras.

Já ouvi pessoas se vitimizando, reclamando de tudo que acontece, mas não vejo nenhum tipo de reação. Somos nós que temos que ajustar as velas, e não reclamar e pedir que o vento mude de direção.

Imagine se o velejador ao invés de ajustar as velas, ficasse suplicando para que a natureza mudasse o curso do vento para a posição das velas que ele colocou. Não é assim que funciona.

Mas você já parou para pensar em quantas vezes nós fazemos isso com a nossa própria vida? O desafio se apresenta e você começa a chorar, ao invés de encará-lo e usar todo o potencial criativo que você possui, para transformar o desafio em oportunidade. Quão mais prazeroso seria, se você aprendesse a lidar com seus medos e insegurança e pudesse ativar a coragem, de ser você mesmo, de ser anormal, de ser quem você é.

Carpe diem, viva o hoje! Viva, não apenas sobreviva. Sobreviver é seguir o curso do mar sem ajustar as velas, viver é compreender os desafios e usar sua imaginação para achar a melhor forma de velejar no mar.