logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 15/07/2015 | 10:30

Urologistas fazem alerta no Dia do Homem

Especial de Alana Gandra, da Agência Brasil

Compartilhar:

No Dia do Homem (15 de julho), a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) faz um alerta à população masculina brasileira sobre a próstata. O aumento é comum durante o envelhecimento. Cerca de 90% dos homens entre 81 e 90 anos são afetados. Isto acontece por causa de um tumor benigno. “Não é câncer”, aponta o diretor da SBU, Alfredo Canalini.

A próstata é uma glândula acessória do aparelho reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. A uretra atravessa essa glândula. Quando a próstata cresce, pode prejudicar o processo de esvaziamento da bexiga na hora de urinar. “Somente 40% dos homens que apresentam aumento volumétrico da próstata vão ter algum tipo de problema para urinar”, acrescenta.

“Quando o paciente começa a ter problema para urinar, o tratamento tem que ser feito”, lembra. Em média, a partir dos 45 anos de idade os homens já começam a ter as primeiras alterações. O tratamento atualmente é baseado em alguns parâmetros, como a intensidade dos sintomas; o tamanho da próstata; e o nível de PSA, uma enzima que detecta o tumor.

“Geralmente, o homem que tem o PSA acima de 1.5 e que não é portador de câncer de próstata tende a ter piora dos sintomas ao longo da vida. Às vezes, esse paciente tem que começar um tratamento precoce”, diz. Para evitar riscos de retenção urinária, problemas na bexiga, infecções e piora de qualidade de vida, a recomendação é iniciar o tratamento cedo.