logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Andreia Limas: Comércio se prepara para a melhor época do ano

Lojistas estão otimistas em relação ao volume de vendas neste Natal, pelo desempenho conseguido em outras datas

Compartilhar:

Estamos chegando ao fim de outubro e o comércio ajusta os últimos detalhes do planejamento para o final do ano, quando o setor tradicionalmente vive seu melhor momento. Antes do período natalino, ainda vem a Black Friday, em novembro, uma data que se consolida a cada ano como um importante evento de vendas.

O otimismo dos lojistas em relação ao incremento gerado pelo Natal deve-se ao desempenho conseguido em outras datas ao longo do ano. Mais recentemente, o Dia das Crianças deu uma prévia do que deve vir por aí.

“Com certeza estamos com grande esperança para as vendas de final de ano”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Içara, Paulo Roberto Brígido, após o comércio local registrar um incremento médio de até 6% com as compras para o Dia das Crianças.

Ações

Na avaliação de Brígido, o resultado positivo deve-se às ações promovidas para a data, como as duas edições do Sábado Total e atividades voltadas à garotada, o que acaba atraindo o consumidor.

É por isso que a CDL vem trabalhando há meses no planejamento para o período natalino. Em parceria com a prefeitura e a Ilumina Içara, será feiro um investimento de quase R$ 500 mil para transformar o Centro da cidade em uma vila cheia de diversões, com roda gigante, passeios de trenzinho, brinquedos e espetáculos a partir já de novembro.

Além dos atrativos gratuitos, haverá ainda o sorteio de duas motos para os consumidores do comércio local, uma nova iluminação decorativa e o atendimento em horário estendido.

Projeções

A Fecomércio ainda não divulgou os dados referentes ao Dia das Crianças no Estado, mas levantamento da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Santa Catarina mostra incremento de 2,7% na comparação com o mesmo período do ano passado, já descontada a inflação.

O avanço da vacinação para conter a covid-19 e a proximidade das duas grandes datas comerciais – Black Friday e Natal – aumentam a esperança da retomada econômica do varejo.

“É hora de planejar para movimentar as lojas e atender as expectativas do consumidor. A Black Friday será no dia 26 de novembro e, até lá, os varejistas têm tempo suficiente para se organizarem e aumentarem o faturamento”, entende Ivan Roberto Tauffer, presidente da FCDL/SC.

Consumo

É claro que o desempenho do comércio vai depender da disposição dos consumidores em adquirir produtos e serviços. Uma pesquisa realizada pela Fecomércio mostra que oito em cada dez catarinenses estão cautelosos em relação a compras grandes, evitando adquirir desde imóveis e carros até itens como móveis e eletrodomésticos.

Mas a entrada de um dinheiro extra – como férias e 13º – costuma também interferir nas compras de fim de ano.

Atendimento

E já que estamos falando em comércio, destaco a importância do bom atendimento ao cliente, o que pode atrair ou afugentar os compradores. Daí a necessidade de as empresas estarem constantemente investindo em treinamentos para a equipe.

Vou dar aqui um exemplo de péssimo atendimento que aconteceu comigo. Fui comprar um determinado produto, mas estava em falta onde costumo comprá-lo. Então, me dirigi a outro local, onde uma funcionária recém-contratada me atendeu. Creditei à pouca experiência o fato de ela não conhecer o referido produto e pedir ajuda a outra atendente.

A segunda, mais experiente, também não conhecia o produto, nem o encontrou ao pesquisar no sistema do estabelecimento, e argumentou comigo que não existia ou tratava-se de algo novo. Já irritada, expliquei que não era o caso, pois o uso há meses. Antes que eu conseguisse sair, a atendente chamou a gerente, que também não conhecia o produto e, aparentemente, jogou no Google, descobrindo então que estava disponível em outra unidade da rede.

A gerente até tentou me convencer a voltar à tarde, pois faria o pedido do produto à outra unidade. Mas não aceitei, porque não pretendo voltar lá, nem à tarde, nem nunca mais.