Canal Içara

Canal Içara

28 de setembro de 2021 - 01:25
Economia »
Andreia Limas: Dia dos Namorados reacende expectativas no comércio e no setor de serviços
26/05/2021 às 07:02 | Andreia Limas
Embora não tão significativamente como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, deve movimentar o comércio e o setor de serviços. De acordo com a pesquisa de intenção de compras para a data realizada pela Fecomércio SC, o gasto médio este ano deve ser de R$ 142,62, incluindo presentes e/ou jantares, viagens e passeios.

Entre os presentes, roupas (39,9%), perfumes/cosméticos (18,4%) e calçados/bolsas (13,6%) lideram a preferência. O setor de vestuário, aliás, está otimista com a chegada do frio e aposta nas baixas temperaturas para potencializar as vendas, nesse caso, não só para os namorados, mas para toda a família. No entanto, é preciso que a onda de frio continue, pois as compras devem ficar para a última hora, conforme a pesquisa – 44,8% devem ir às lojas na semana da data, 22,6% na véspera e 7,9% no dia.

Termômetro

O otimismo dos lojistas também se explica pelo desempenho do comércio no Dia das Mães, quando a efetivação das compras ficou em 84,1%, voltando aos níveis de antes da pandemia de Covid-19, após considerável queda em 2020, também segundo levantamento da Fecomércio. O gasto médio efetivado também voltou a crescer na data (21,5%), depois de sofrer queda no ano passado. A pesquisa mostra que o ticket médio foi de R$ 278,88, crescimento de 30,3% frente ao ano anterior. Em termos reais, o aumento foi de 22,0%, considerando a inflação acumulada de 12 meses em 6,7%.

A variação do faturamento das empresas, tanto em relação ao período de Dia das Mães de 2020, quanto em relação aos demais meses do ano, foi positiva. Houve aumento de 27,75% frente ao ano anterior e crescimento de 18,81% em relação aos demais períodos do ano. É um bom termômetro para o setor em relação ao comportamento do consumidor para o restante de 2021.

Crescimento

A Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE, já havia mostrado que o volume de vendas do comércio varejista ampliado em Santa Catarina registrou alta de 25,8% em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O resultado representa mais que o dobro da média nacional (10,1%) e do desempenho dos outros dois estados do Sul, Paraná (10,9%) e Rio Grande do Sul (9%).

No acumulado do primeiro trimestre, Santa Catarina obteve crescimento de 7,7% na comparação com o mesmo balanço do ano passado, enquanto a média nacional foi de 1,4%. Na variação acumulada dos últimos 12 meses, o cenário estadual também apresentou alta de 4,8%, enquanto o nacional teve queda de 1,1%.

Serviços

O Dia dos Namorados também eleva expectativas no setor de serviços, pois além da tradicional troca de presentes, os casais costumam comemorar a data com jantares, viagens e passeios. A pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC aponta que 35,1% dos entrevistados têm a pretensão de almoçar ou jantar fora.

Duramente impactado pelas restrições impostas no enfrentamento à pandemia, o setor vem se recuperando e, pelo décimo mês consecutivo, a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE apontou resultados positivos para Santa Catarina em março. O volume das receitas do segmento no Estado cresceu 13,2% no período, em comparação ao mesmo mês de 2020. O resultado representa quase o triplo da média brasileira (4,5%). No primeiro trimestre, houve crescimento de 9,4%, enquanto o nacional teve queda de 0,8%.

Indústria

Os desempenhos do comércio e do setor de serviços são animadores, sobretudo se considerarmos todos os percalços dos últimos meses – inclusive com os fechamentos e novas medidas restritivas adotadas ainda em 2021. Mas nada se compara à indústria. A produção industrial catarinense fechou março com um acréscimo de 36,5% em relação ao mesmo período de 2020. O resultado desponta como a maior alta entre os 14 locais pesquisados pelo IBGE e representa mais do que o triplo do avanço do país (11,9%).

Na comparação entre o primeiro trimestre de 2020 e deste ano, o destaque também ficou com Santa Catarina, acelerando de 9,2% para 17,8%. A alta foi maior que a média nacional, que ficou em 5,2%.

SEI 2021

Para encerrar, lembro que nesta quarta-feira, dia 26, começa a terceira edição do Seminário de Empreendedorismo e Inovação, realizado pela Associação Empresarial de Içara (ACII). On-line e gratuito, o evento terá início às 19 horas, com transmissão pelo YouTube da entidade.

A primeira noite contará com o painel Vida e Estilo, reunindo a empresária içarense Tati Albino e a criciumense Daiane Nazario. Já a palestra âncora “A Era Creator chega para todos” terá como convidada a empreendedora em negócios criativos, conteúdo e impacto Babi Bono.

Para esta quinta-feira, 27, também a partir das 19 horas, estão programados o painel Turismo e Desenvolvimento Local, com Leandro Kechinske Cardoso e Alfredo Augusto Kuhn, apresentando os cases da Fluss Haus e do Parque Unipraias, respectivamente; e a palestra “Inovação e transformação digital na maior cervejaria do mundo”, conduzida por Iago Maciel, gerente de Inovação da Ambev.

+ Economia
Participe também com seus comentários

últimas notícias