logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Andreia Limas: Inflação volta a subir

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) voltou a subir e isso pode desacelerar o ritmo de recuperação registrado até agora

Compartilhar:

Na última semana, abordei neste espaço alguns indicadores que confirmam a recuperação econômica, com destaque para o desempenho de Santa Catarina em setores como indústria, comércio e serviços, elevando as expectativas para o ano de 2021 de que essa reação se consolide. Hoje, vamos ressaltar outro indicador, o que aponta a inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) voltou a subir e isso pode desacelerar o ritmo de recuperação registrado até agora.

Janeiro

Após quatro meses de altas escalonadas, variando de 0,64% em setembro a 1,35% em dezembro, a inflação teve queda em janeiro, ficando em 0,25%, o menor índice desde agosto de 2020 (0,24%), conforme os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados pelo IBGE.

Combustíveis

Porém, pressionada pela alta nos preços dos combustíveis, a inflação de fevereiro foi de 0,86%, o maior resultado para um mês de fevereiro desde 2016, quando o índice ficou em 0,90%. Com isso, o IPCA acumula alta de 1,11% no ano e, em 12 meses, de 5,20%, acima dos 4,56% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em fevereiro de 2020, o índice havia ficado em 0,25%. Com alta de 7,11%, a gasolina foi, individualmente, o item que mais impactou o índice no mês, com participação de cerca de 42% no resultado final (0,36 ponto percentual). Os combustíveis acumulam alta de 28,44% nos últimos nove meses.

INPC

Assim como o IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de fevereiro teve alta de 0,82%, acima da taxa de janeiro, quando havia registrado 0,27%. Esse também foi o maior resultado para um mês de fevereiro desde 2016, quando o índice ficou em 0,95%. No ano, o INPC acumula alta de 1,09% e, nos últimos 12 meses, de 6,22%, acima dos 5,53% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em fevereiro de 2020, a taxa havia sido de 0,17%. O cálculo do INPC se refere às famílias com rendimento monetário de um a cinco salários mínimos, enquanto o IPCA abrange famílias que ganham de um até 40 salários mínimos.

Salários

O maior impacto do INPC se verifica nos salários, pois é o índice utilizado para calcular os reajustes. Quanto mais alto, maior a pedida dos sindicatos laborais e, por consequência, mais difícil o acordo com os representantes das empresas. E uma campanha salarial que se arrasta por meses é ruim para todos os envolvidos. Vale lembrar que os meses de abril e maio concentram boa parte das datas-bases e poderemos em breve ter embates entre patrões e empregados acerca da campanha salarial. Só para citar um exemplo, os trabalhadores nas indústrias plásticas da região já sinalizam que vão pedir, além da reposição da inflação do período, o mesmo percentual do INPC a título de ganho real. Reivindicação que dificilmente será atendida.

Piso regional

Falando em salários, o governador Carlos Moisés sancionou na última semana a lei que estabelece os novos valores das quatro faixas que compõem o salário mínimo regional de Santa Catarina. Com aumento médio de 5,45%, os pisos salariais variam entre R$ 1.281 e R$ 1.467. O reajuste do mínimo regional é resultado de amplo acordo feito entre as entidades patronais e sindicatos que representam os trabalhadores. Os valores são retroativos a 1º de janeiro de 2021 e válidos para categorias não abrangidas por acordos ou convenções coletivas.

Empregos

Na última semana, também trouxe os dados do novo Caged, que mostram saldo positivo nos municípios da Região Carbonífera em janeiro, na comparação entre contratações com carteira assinada e demissões. Mas houve quem contestasse as informações, alegando que em Içara, por exemplo, não há empregos. Concordo que os dados não refletem exatamente a realidade, porém, porque o número de vagas é maior. O Caged leva em conta apenas os postos de trabalho abertos e efetivamente ocupados, com o devido registro em carteira. No entanto, há que se considerar as vagas ofertadas que continuam em aberto por falta de mão de obra qualificada para ocupá-la. Além disso, são computados somente os dados do mercado formal. Embora a informalidade ainda seja menor em Santa Catarina na comparação com o restante do país, ela existe também na região e acaba absorvendo parte dos trabalhadores.

Há vagas

Atendendo a uma demanda apresentada pelas empresas, no mês passado a Associação Empresarial de Içara promoveu o ACII Indica, que oportunizou a divulgação de quase 250 vagas de trabalho, capacitou candidatos para a criação de currículos atrativos e contribuiu para a melhoria do processo de recrutamento e seleção, tudo gratuitamente.

Nesta quinta-feira, dia 25, a Eliane Revestimentos, empresa sediada em Cocal do Sul, fará recrutamento de pessoal em Içara. A seleção de profissionais ocorrerá das 13h30 às 16h no auditório da prefeitura. Ao todo, são 30 vagas abertas para a atuação na área operacional, com admissão imediata. Podem se candidatar homens e mulheres com ensino médio em andamento.

E esses são só dois exemplos.