logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Andreia Limas: Vamos gastar ou poupar o 13º?

Receber mais um salário no ano dá a impressão que o dinheiro extra está sobrando, mas não é bem assim

Compartilhar:

Termina hoje o prazo para pagamento da primeira parcela do 13º salário a trabalhadores do mercado formal, inclusive empregados domésticos com registro em carteira; a beneficiários da Previdência Social; a aposentados e beneficiários de pensão da União e dos estados e municípios. Mesmo que venha todo ano, muitos ainda não sabem o que fazer com o dinheiro.

Gastar ou poupar, qual a melhor opção? Ter mais um salário no final do ano, com o pagamento da segunda parcela ocorrendo até 20 de dezembro, dá a impressão que o dinheiro extra está sobrando, mas não é bem assim. Tudo vai depender da condição financeira de quem o recebe.

Dívidas

Para quem tem dívidas, o 13º pode ser um complemento ao orçamento anual, permitindo quitá-las e iniciar o próximo ano sem essas pendências para resolver.

Se o dinheiro não for suficiente para a quitação de todas as dívidas, eleja as prioridades, colocando no topo da lista o cartão de crédito e o limite da conta bancária, que geram os juros mais altos. E não custa nada lembrar que os juros de forma geral seguem em tendência de alta, com a Selic mantida no mais alto patamar de sua história.

Renegociação

Também vale ressaltar que, com o dinheiro na mão, a renegociação de dívidas é facilitada, com a possibilidade de obter um bom desconto em juros e multas, encurtar aquele parcelamento interminável e recuperar o crédito.

Início de ano

Para quem já conseguiu fugir do endividamento, guardar uma parte do 13º salário pode ajudar a reequilibrar o orçamento diante das contas de final e início de ano. Além de evitar que os juros corroam as suas finanças em eventuais parcelamentos, efetuando pagamentos à vista.

Férias

Se as finanças estão em dia e as contas de final/início de ano cobertas pelo orçamento, lembre-se que este é um período de férias, o que também pode acarretar despesas extras. Por isso, fazer uma reserva com o dinheiro do 13º pode ser uma opção para cobri-las.

Guardar pelo menos uma parte desses recursos também pode livrá-lo de outros imprevistos. Sem contar que o seu dinheiro ainda pode render se colocado em um bom investimento.

Compras

Caso o dinheiro extra tenha mesmo como destino certo as compras de Natal, é muito importante pesquisar preços e definir um orçamento antes de sair comprando. Fique atento aos juros embutidos e evite ao máximo entrar em financiamentos, principalmente os de longo prazo.

Ao adquirir bens, como imóveis e automóveis, quanto maior o pagamento no ato da compra, melhores serão as condições de negociação, o que consequentemente vai reduzir o preço final. Para isso, é importante cultivar a cultura de guardar dinheiro – e não deixar isso só como uma promessa de fim de ano que nunca é cumprida.

Estimativa

Conforme as estimativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pagamento do 13º salário tem o potencial de injetar na economia brasileira cerca de R$ 249,8 bilhões até dezembro. O montante representa quase 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Aproximadamente 85,5 milhões de brasileiros serão beneficiados com rendimento adicional, em média, de R$ 2.672. Para o cálculo do pagamento do 13º salário em 2022, foram reunidos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), ambos do Ministério do Trabalho e Previdência.

Também foram consideradas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); da Previdência Social e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).