logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Aposentados podem ter carteira de pesca

Compartilhar:

A partir do dia 4 de agosto, todos os aposentados, independente da atividade na qual conquistaram o benefício, poderão ter direito à carteirinha de pescador da Colônia de Pesca Z-33, do Balneário Rincão. Além de ter livre acesso à praia, os beneficiários poderão comercializar os peixes. A única diferença é que não terão direito ao defeso, o valor que o Governo paga ao pescador durante o período de desova.

De acordo com a presidente da colônia, Zeli Geraldo, para fazer a carteirinha o aposentado deve levar alguns documentos à sede da associação. “O interessado deve comparecer com a carta de aposentadoria, pagar a anuidade, a contribuição sindical e o INSS sobre a produção. A pesca é aberta entre os meses de abril e novembro”, destaca.

Atualmente, a colônia conta com cerca de 400 famílias, que totalizam 1.160 pescadores associados. Para isso, eles devem fazer da pesca a sua principal fonte de renda. “Um dos maiores benefícios de se associar à colônia é a inserção social, por meio dos cursos profissionalizantes. Para ter ideia, já alfabetizamos 166 pescadores e oferecemos cursos de informática e artesanato”, fala a presidente. Outro benefício é a possibilidade do aposento na profissão e encosto no INSS.

A colônia existe desde junho de 2004, com o objetivo de oferecer maiores condições de trabalho aos profissionais. “Muita gente acha que a carteirinha de pesca é um atestado de pobreza. Mas muito pelo contrário: nossos associados têm caminhão, canoa, freezer, todo o material que é necessário para a atividade. Esta é uma profissão como qualquer outra e merece o reconhecimento de toda a população”, declara.


Outros destaques da edição 8554 do Jornal da Manhã:

» GERAL: Memórias de uma avó solidária

» GERAL: Novos hidrômetros são periciados pelo Inmetro