logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Assembleia define por linha 69

Compartilhar:

Num universo de quase 30 mil associados, apenas 60 compareceram na noite de sexta-feira na sede da Cooperaliança. E dentre os votantes, somente uma pessoa se manifestou contrária ao empréstimo de até R$ 13 milhões que a distribuidora de energia poderá contrair. O valor corresponde a construção de uma nova linha de transmissão e de uma subestação na comunidade de Sanga Funda.

Conforme os técnicos que elaboraram o projeto, a obra deverá garantir autonomia na cidade por até 20 anos. Ainda segundo eles, uma segunda etapa também já foi desenhada. A meta é em 2025, criar também uma subestação para atender também o Centro.

Atualmente, a rede da Cooperaliança é de 13,8Kv. Isto significa que, se indústrias de grande porte se instalarem na cidade, estas empresas precisariam comprar energia diretamente da Celesc. Já com a linha 69, esta possibilidade não existiria. Ou seja, na área de concessão da Cooperaliança, o domínio seria completo. Outro ponto apresentado para justificar a obra é a qualidade do serviço, principalmente no Balneário Rincão, onde a tensão oscila no verão.

Em relação ao valor do empréstimo, o diretor administrativo Tarcisio Lima explica que poderá ficar abaixo dos R$ 13 milhões requeridos ao BRDE. Isto porque a Cooperaliança busca apoio da Celesc, como a estatal catarinense já fez com outras cooperativas. Questionado sobre a possibilidade da venda de imóveis para amortizar o empréstimo, ele respondeu que isto foi tentado. Porém, as terras próprias - tanto em Santa Catarina, quanto no Paraná - são áreas verdes. Ou seja, não servem como garantias. E nem para construções, o que dificulta a localização de compradores.

Ainda na assembleia, os associados também mexeram no Estatuto Social. O artigo 4º foi alterado, conforme recomendação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ele definia que a cooperativa tinha "como objetivo principal o serviço público de distribuição, geração, comercialização de energia elétrica e construção, manutenção, operação de linhas de transmissão e distribuição na sua área de concessão de modo a atender aos associados". Agora, com a nova redação, passa a dar para a Cooperaliança somente a função de distribuir energia elétrica.


- VISUALIZE NO MAPA UM ESBOÇO DO TRAJETO DA LINHA 69KV (ampliar imagem)