logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Atividades orgânicas em Porto Belo são apresentadas para comitiva de Içara

Compartilhar:

Uma comitiva de Içara esteve em Porto Belo em busca de aprimoramento no cultivo de alimentos orgânicos nesta segunda-feira, dia 23. A visita técnica ocorreu no Sitio Flora Bioativas com representantes da secretaria de Educação, como professores e merendeiras, além de agricultores e extensionistas da Epagri de Içara e região.

De acordo com a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni, o trabalho em conjunto reforça o compromisso com a qualidade da alimentação escolar. “Agradecemos a recepção e aos colaboradores da secretaria que puderam fazer essa visita para conhecer novas possibilidades de plantio, tanto para a horta escolar, quanto para o plantio da Agricultura Familiar”, sublinha.

O Sitio Flora Bioativas está localizado num quilombo de Porto Belo. São ao todo seis pessoas na atividade, sendo quatro da família de Noeli Pinheiro, que levou os visitantes para conhecer o local e contar a história de 14 anos da propriedade. “Conhecemos a forma do cultivo orgânico, de todos os cuidados e escolhas para fornecer um alimento que nutre, com princípios ativos e que cuida do meio ambiente de forma sustentável”, explica uma das nutricionistas da secretaria de Educação, Carolina Moriconi.

As hortaliças, Plantas Alimenticias Não Convencionais (PANcs) e frutas in natura produzidos no sítio fazem parte da alimentação escolar dos municípios de Bombinhas, Itapema, Porto Belo, Tijucas, Navegantes e Indaial. Alguns municípios adquirem as PANCs como o ora pró nóbis, moringa, tupinambor, açafrão da terra e erva baleeira desidratadas e em pó. Outra atividade desenvolvida no sítio é as visitas de estudantes, que aprendem a importância de uma alimentação saudável, como cultivar os alimentos e respeitar o meio ambiente.

“A visita nos possibilitou aprender com a vivência da dona Noeli, e trazer para a alimentação escolar municipal mais variedade e qualidade, além de perceber possibilidade de cultivo nas hortas escolares e atividades de educação alimentar e nutricional”, reforça a nutricionista, Rúbia Cunha.