logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Berçário da agricultura de Içara: família investe na produção de 2 milhões de mudas ao mês

Mudas de hortaliças abastecem agropecuárias e também agricultores de Içara e da Região Carbonífera

Compartilhar:

Agenor Levandovski e Rosimeri Zilli começaram um novo cultivo para atender a demanda que ainda era tímida, mas necessária nas agropecuárias. Em paralelo a plantação de fumo, em 2010, estruturaram a primeira estufa para a geminação de hortaliças. Não sabiam naquele momento que a propriedade em Linha Zilli se tornaria o maior berçário da agricultura da cidade. Além de quase 25 variedades produzidas conforme a sazonalidade das estações, passaram a fazer o trabalho também por encomenda de outros agricultores de Içara e de municípios da Região Carbonífera. A capacidade já chega a 2 milhões de mudas ao mês.

“Todo o esforço valeu a pena. No início, o plantio era realizado à mão, durante a noite, para que pudéssemos dar conta da lavoura do fumo durante o dia. Trabalhamos muito para a migração da atividade”, indica Rosimeri. Com 11 estufas irrigadas, o negócio da família ganhou a contribuição também da filha, Patrícia. Ela deixou a função de manicure no Centro da cidade para colocar a mão na terra e gerenciar a produção. “Temos muito orgulho desse trabalho e da liberdade de lidar com o campo. É nossa fonte de renda”, completa.

Ao todo, quatro pessoas trabalham atualmente na produção das mudas de cebolinha, salsinha, couve, alface entre tantas outras variedades. E todos se ajudam para dar conta do plantio, dos cuidados na geminação e na venda das mudas das hortaliças que vão para as agropecuárias ou então diretamente para produtores. “Temos 11 estufas e à medida que pudermos vamos modernizá-las para atender as demandas do mercado com novidades”, indica Patrícia. O desafio é melhorar os processos, a qualidade e a variedade.

Conforme o secretário municipal de Agricultura, Ivan Isoppo da Rosa, o trabalho realizado pela família de Agenor, Rosimeri e Patrícia é parte importante na diversificação do campo em Içara. Além da melhoria contínua na formação das mudas, o modelo de empreendimento rural permite que a escala de produção gere valor em Içara desde o seu princípio. “O nosso trabalho agora é conhecer o que Içara consome e que pode ser produzido na cidade e até distribuído para a região. Podemos ajudar na elaboração dos projetos, temos equipamentos que podem auxiliar na produção e vamos também buscar fontes de financiamento”, completa.