logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Cenário econômico precisa ser analisado para realização de investimentos

Compartilhar:

Desde outubro de 2016, a taxa básica de juros do Brasil segue um ciclo de quedas até os atuais 6,5% ao ano. O objetivo da redução é estimular a retomada da economia. Mas esta medida significa também menos retorno em algumas aplicações. Diante desse novo cenário, em que vale investir? “O mais recomendado é ficar de olho no andamento do cenário econômico e investir de acordo com o seu perfil”, recomenda o economista, diretor executivo da Sicredi Sul SC, Erli Silveira Lima.

“A poupança e os produtos de renda fixa são adequados para todos os perfis, em especial para aqueles mais conservadores. Já os fundos multimercado ou os produtos de renda variável são recomendados para investidores que sabem das variações e aceitam retornos inferiores ou até negativos no curto prazo com o objetivo de ganhos mais expressivos no médio e longo prazo”, resume a gerente de desenvolvimento da Sicredi Sul SC, Karine Colombo Crocetta.

“Poupar é interessante especialmente pela alta liquidez e isenção de Imposto de Renda para Pessoas Físicas”, afirma o gerente de produtos do Sicredi, Felipe de Oliveira Azevedo. Para o gestor, os produtos de renda fixa também seguem vantajosos. “Já é possível negociar um prazo mais longo para as operações e, com isso, esperar uma rentabilidade mais atrativa”, orienta.

“Os fundos multimercado têm se destacado por representar uma alternativa interessante aos investidores, pois como o nome diz, podem atuar em diversos mercados, como juros, crédito privado, moedas e renda variável”, também observa. “Em geral, a exposição ao risco nesses fundos é inferior aos fundos que aplicam a maior parte do patrimônio em ações, por exemplo”, diferencia.