logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Cooperi analisará novos terrenos

Compartilhar:

A rejeição da comunidade de Rio dos Anjos em torno da instalação na Cooperativa de Reciclagem de Içara (Cooperi) fez o grupo procurar alternativas na tarde desta segunda-feira, dia 26. Atualmente sem espaço, os associados querem um local que evite o conflito com os moradores e que assim possam então iniciar as atividades. Conforme determinado em reunião com o promotor Márcio Rio Branco de Nabuco Gouvea, dois outros terrenos serão analisados por uma comissão. Um das opções é na Lagoa dos Esteves.

A viabilidade de o projeto ser alterado será estudada juntamente com a Fundação Ambiental de Içara (Fundai), Prefeitura e a doadora dos equipamentos para a atividade, a Santec. O resultado é aguardado para o próximo dia 3. Além da mobilização dos moradores de Rio dos Anjos, a questão envolve ainda a possibilidade da Cooperi ficar sem verba para a construção de um pavilhão.

A obra projetada para 350 metros quadrados faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). E já está habilitada para convênio com o Governo Federal. Contudo, o prazo para o repasse da verba encerra em 3 de julho. Ou seja, para a garantia da execução, a proposta terá que ter soluções práticas e rápidas. Caso a cooperativa mude de local, precisará então correr contra o tempo para licenciar o novo espaço. E, ainda negociar o pagamento do novo imóvel e a venda do antigo, avaliado em R$ 35 mil.

QUESTIONAMENTOS: Conforme moradores de Rio dos Anjos, a comunidade tem medo de que a cooperativa polua afluentes, atraia insetos e mau cheiro, como ocorria num antigo lixão instalado na localidade. “É o oposto do lixão. É algo em prol do meio ambiente”, tentou esclarecer o promotor Márcio Rio Branco Nabuco Gouvêa ao se reunir com as partes envolvidas. Segundo Ricardo Lino, arquiteto da Prefeitura Municipal responsável pelo acompanhamento da discussão, a interferência da rede fluvial não seria uma realidade. Isto porque o empreendimento não trabalhará com materiais orgânicos.