logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Deinyffer Marangoni: os três pilares do sucesso, na vida e nos negócios

O autoconhecimento é fundamental; É o que te guiará em sua jornada, seja ela qual for

Compartilhar:

Hoje é um dia especial! Completo um ano escrevendo e compartilhando conteúdos com vocês aqui, no Canal Içara. A coluna de Empreendedorismo e Inovação surgiu com o propósito de desenvolver pessoas e empresas de Içara e região que, por meio de notícias e conteúdos relevantes, visa gerar conhecimento, ideias, negócios e também networking.

Já compartilhei ferramentas, cases de sucesso, experiência em eventos, reflexões, dicas de como empreender e inovar e uma série de conteúdos que você pode rever clicando aqui. Mas eu ainda não compartilhei o que entendo por sucesso, e é o que quero trazer para reflexão hoje.

Você já percebeu que não basta ter apenas dinheiro para um negócio dar certo? Ao contrário do que muitos pensam, principalmente os pequenos negócios, que “culpam” a falta de dinheiro para investir na estagnação do empreendimento, o dinheiro é uma consequência do sucesso e não uma causa dele. Mas, então, o que leva pessoas e negócios a terem sucesso?

Por muito tempo eu achei que gestão era tudo, mas, com as experiências que tive até aqui no mundo empresarial, percebi que este era apenas um dos pilares. Não basta você entender tudo sobre finanças, marketing, planejamento estratégico, investimentos e como iniciar um negócio ou fazer carreira. Tudo isso é necessário, mas nos garante apenas eficácia e eficiência.

Aos poucos, fui aprendendo que não crescemos sozinhos. Dependemos de uma equipe, de parceiros, de pessoas que acreditem em nós e no que temos a oferecer. Ter um propósito é fundamental, mas ter um time com os mesmos objetivos torna a realização dos sonhos mais próxima. É aquela famosa frase: “Sozinho vamos mais rápido, juntos vamos mais longe”. Para se ter uma equipe, é preciso desenvolver a liderança.

Até agora, talvez, não falei nenhuma novidade. E é por ser algo “tão batido” que muitos falham neste dois processo. Já os que conseguem ter êxito, a maioria acha que gestão e liderança sustentam uma jornada de sucesso. Até pode ser que sim, mas também já vi muitas pessoas e negócios não tendo sucesso, não saindo do lugar, mesmo com equipe e parceiros, a gestão toda organizada e sendo líder no que faz. Mas, então, o que pode dar errado? O que falta?

É aqui que surge o acreditar, o espírito, a alma do negócio. Uns chamam de “faro”, outros de “tino empreendedor”, já outros afirmam que é a “Lei da Atração” ou energias e vibrações positivas, outros falam em “co-criar nossos sonhos”. Tem aqueles que colocam a sua crença religiosa e chamam de Deus. Já eu, digo que é um conjunto disso tudo. Não importa no que você acredite, desde que você acredite em algo. Para isso, o autoconhecimento se torna fundamental e é o que te guiará em sua jornada, seja ela qual for. Toda pessoa e todo negócio tem uma missão, uma razão de existir e um propósito. Junte isso a gestão e a liderança que o sucesso é questão de tempo.

Espero que tenham gostado do conteúdo de hoje. E que venha mais um ano de parceria, Canal Içara! Deixo abaixo as notícias da semana e alguns eventos interessantes na área.

NOTÍCIAS DA SEMANA:
#1 Fim do DOC, TED e maquininhas: como o PIX muda a sua vida;
#2 Por mais viajantes, aérea paga tratamento (ou velório) de quem pegar covid;
#3 Startups, scaleups e empresas de tecnologia estão com mais de 150 vagas abertas;
#4 Quatro razões pelas quais as startups estão sendo importantes para retomada financeira do país;

EVENTOS:
@ Marketing de Conteúdo Live Show - 04 e 05 de agosto, evento gratuito e online;
@ Webinar: Como as instituições podem ser mais eficazes? - 29 de julho, online e gratuito;
@ CASE & Startup Summit 2K20 - inscrições abertas e limitadas evento online e gratuito;