logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Dez dicas de como atingir o seu público e gerar engajamento nas redes sociais

Saiba como interagir melhor nas redes sociais e ter resultados mais eficazes

Compartilhar:

Como prometido na semana passada, trago hoje alguns “hacks” (vamos hackear os algoritmos das redes sociais, no bom sentido) para que você atinja o seu público-alvo, tenha mais seguidores e melhore o seu engajamento na rede. Sem mais delongas, vamos com os tópicos, até porque são deeeeez!

1. Frequência de Postagens

Uma pergunta muito frequente é a frequência das postagens (que plot twist rsrs). Com as recentes atualizações nas plataformas, uma coisa ficou ainda mais clara: quanto mais você está ativo na rede, maior o seu alcance e visibilidade. Então o negócio é POSTAR!

Mas atenção, não poste qualquer coisa, publique conteúdo relevante e mescle com post apenas para marcar presença, ou para “fazer sala”. Conte história, mostre depoimentos de clientes, traga um frase inspiradora, enfim, tudo vale para aparecer.

Não tem uma regra exata para isso, mas muitas das empresas “influencers” nas redes sociais que vejo estão seguindo uma linha assim:

Stories: poste todo dia, um de manhã, um a tarde e outro a noite. Também entra nesta conta as respostagens de menção da sua empresa.

Feed: poste todo dia, mas um dia você publica apenas uma vez com conteúdo relevante, no dia seguinte você posta duas, uma com um bom conteúdo, outro com conteúdo apenas para marcar presença, como uma frase, uma dica, enfim, algo que seu público tende a se agradar.

Falando em frequência, não posso deixar de falar do horário da postagem. Isso depende do comportamento do seu público-alvo e em qual rede social você está publicando. Seria um outro conteúdo aqui só para falar disso, então vamos para próxima.


2. Carrossel

Agora que você já sabe quando postar, vamos falar do que postar. E, para isso, trago o queridinho do momento, o Carrossel, que é a função que permite que sejam publicadas até 10 imagens ou vídeos em um mesmo post. Mas isso todo mundo já sabe, a dica aqui é que você correlacione as imagens, como se fosse um quebra-cabeças, uma sequência de post. Imagina que este conteúdo fosse publicado em meu Instagram, cada imagem seria uma dica e eu faria uma arte que, ao arrastar a foto para o lado, ela fosse se completando, seguindo as cores, traços, como se fosse a mesma imagem.

Por que isso gera engajamento? As pessoas são MUITO curiosas e querem saber a “conclusão” da história, por isso elas tendem a interagir com sua postagem neste formato, desde que o seu conteúdo seja interessante para elas.


3. Vídeos

As pessoas também gostam de emoção e nem sempre imagens conseguem transmitir isso. Por isso não se esqueça de usar outros formatos para isso, sendo o vídeo uma excelente opção. Não é a toa que existe o Facebook Watch e o IGTV no Instagram, recebendo na última atualização da semana passada até um atalho exclusivo para postagens em vídeos.


4. Enquetes e caixas de perguntas

Já falei aqui que as pessoas são muito curiosas. Se você criar uma boa enquete nos Stories do Instagram, é quase impossível não receber uma chuva de respostas. O dedo das pessoas chegam a tremer para clicar em uma das opções de respostas quando veem isso no Instagram, difícilmente passarão direto, afinal, elas querem ver a resposta “certa” ou com maior porcentagem de qual está ganhando. É uma ótima estratégia de engajamento.


5. Uso das #hashtags

Sim, elas geram muito engajamento. Exemplo: postarei este conteúdo nas redes sociais e, como tag, vou colocar #marketingdigital. Todos que procurarem por esta hashtag encontrarão postagens sobre este tema e, certamente, o meu conteúdo estará lá. Mas preste atenção, use no MÁXIMO CINCO hashtags, mesmo que caiba 30 em um post do Instagram, se não os algoritmos entenderão sua postagem como ‘spam’ e diminuirão o alcance do seu conteúdo. Isso porque eles querem que você invista no “anúncio patrocinado”, ou seja, pague para atingir mais pessoas em vez de usar hashtags. Então pense nas palavras-chaves do seu conteúdo e, se possível, deixa uma # disponível para colocar a sua localização.


6. #hashtags fazem a diferença, portanto use e abuse

Parece contraditório com o que eu acabei de falar no item 4, mas você já vai entender. O máximo de cinco hashtags valem para o texto do post, mas nos comentários o algoritmo ainda não bloqueia. Então, se tiver que usar mais “tags”, publique no comentário. Quanto mais hashtags, mais chance de o seu conteúdo ser encontrado por quem procura por este conteúdo.


7. Localização

Falando em procurar e ser encontrado, sempre que possível coloque a localização do seu negócio, cidade, estado ou região, dependendo o limite do seu público-alvo. Se você vende apenas para Içara, não adianta colocar localização “Santa Catarina”. Por mais que as hashtags ajudam a promover o seu conteúdo, imagina quantas pessoas e empresas não postam a mesma tag que você? Por isso é importantíssimo que você indique a sua localização, isso fará uma espécie de “filtro” e o seu conteúdo chegará para o seu público-alvo.


8. Perfis com menos interações

Não é novidade que, quanto mais você procura, curte ou comenta sobre determinado assunto, mas ele aparece para você no feed e stories. Com os seguidores funciona da mesma forma. Semanalmente o Instagram coloca em suas atividades as pessoas com quem você teve mais ou menos interações. Se você não achar isso no meio das curtidas e comentários, clique em “seguindo” e veja as categorias que irá aparecer.

Aqui vai uma dica de ouro! Seu conteúdo não aparecerá para essas pessoas e lembre-se, o Instagram entrega o seu conteúdo de forma gratuita para no máximo 10% do seu número de seguidores. Para aumentar este índice, você precisa ser visto. Para ser visto, você precisa interagir mais. Comece com quem você não tem ou tem baixa interação, para que você sempre apareça como relevante para esta pessoa, seja no feed ou stories dela.

Outra dica: Separe um tempo da sua semana e entre, no mínimo, em 50 perfis que estão te seguindo. Curta e comente seus stories, postagens, como se fosse uma “troca de likes”. Torça para ela devolver o like ou, pelo menos, responder o comentário. Pronto, interação feita e a tendência é que você apareça para ela nos próximos posts.


9. A primeira hora é um “foguete”!

Sim, faça de tudo para que se tenha o maior número de curtida e comentários na primeira hora de sua postagem. Você precisa dessa “impulsão” de largada, como um foguete em seu lançamento. O algoritmo das redes sociais entenderão que o seu conteúdo é bom e fará com que chegue a mais pessoas, atingindo seu objetivo.


10. Não tenho tempo para postar e nem dinheiro para investir em uma agência

De nada adianta as nove dicas se você não otimizar o seu tempo e arrumar um espaço em sua agenda de tarefas para cuidar das suas redes sociais. Dinheiro não é mais desculpa, afinal, tem diversas ferramentas gratuitas ou com baixo custo para você criar conteúdos, artes e gerenciar suas redes sociais.


NOTÍCIAS DA SEMANA:
#1 iFood recebe aval da Anac e começará a testar delivery de comida por drones;
#2 Startups brasileiras recebem US$ 87 mi em investimentos em julho;
#3 Coreia do Sul planeja 6G e marca primeiros testes para 2026;
#4 Zoom lança serviço de telefonia no Brasil com foco em empresas;
#5 Crescimento de três anos em três meses: os aprendizados do Carrefour na pandemia;

EVENTOS:
@ Conexões ExpoGestão: Habilidade de reaprender e adaptar-se, 20 de agosto, evento online e gratuito;
@ Curso online e gratuito com Leandro Karnal e Luiza Helena Trajano - Competências profissionais, emocionais e tecnológicas para tempos de mudança, de 24 a 27 de agosto;
@ CASE & Startup Summit 2K20 - inscrições abertas e limitadas evento online e gratuito;