Canal Içara

Canal Içara

06 de dezembro de 2019 - 06:40
Economia » Auditoria na Cooperaliança
Direção da Cooperaliança detalha auditoria
27/05/2013 às 22:26 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Vereadores, diretores da Cooperaliança e o Conselho Fiscal da empresa foram colocados no entorno de uma mesma mesa nesta segunda-feira, dia 27. A convocação ocorreu por causa do requerimento de André Mazzuchello Jucoski (PSDB). O vereador chamou para a Câmara Municipal a discussão sobre o conteúdo da auditoria realizada pela Ernst Young & Terco.

Conforme o diretor administrativo Reginaldo de Jesus, uma série de procedimentos foram conferidos na distribuidora de energia. As inconformidade acabaram encontradas principalmente no descompasso de pagamentos e a emissão das despesas. “Em alguns casos os pagamentos ocorreram antes do recebimento das notas fiscais”, coloca.

“Pelo relatório, se fosse afastada a diretoria também seria necessário o afastamento do Conselho Fiscal. Esta auditoria buscou por desvio e isto não foi encontrado. O que temos que encontrar agora é como apresentar isto para a opinião pública”, coloca o secretário Severiano Antônio Valentim. Ainda segundo ele, o cuidado é necessário para evitar a citação de empresas. “Não podemos cair numa armadilha para sermos processados”, considera.

“Essa auditoria serviu. Hoje para se fazer qualquer coisa há um cuidado muito maior. O que nós queríamos saber é quando isto será exposto para a sociedade. A cooperativa está caminhando melhor agora. Isto dá para sentir. Os números provam”, avalia o coordenador do Conselho Fiscal que desencadeou a auditoria, Márcio Realdo Toretti. “Vamos marcar uma assembleia após termos analisado os números e as situações descritas”, responde o atual coordenador, Paulo Brígido.

“Além da auditoria da Ernst, a Cooperaliança foi vistoriada pela Agência Nacional de Energia Elétrica após seis pedidos terem sido remetidos para o órgão controlador do setor. A fiscalização ocorreu junto com o processo de revisão tarifária. Participaram 13 auditores da Aneel. Eles conferiram as contas da empresa e também fizeram visita aos associados até a última sexta-feira, dia 24. O resultado será enviado para a Câmara Municipal e será apresentado numa audiência pública no próximo mês”, ressalta o presidente da cooperativa, Jorge Rodrigues.
+ Economia
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas