Economia | 13/02/2011 | 14:05
Economista recomenda disciplina com gastos
Especial de Daniel Lima, da Agência Brasil
Compartilhar:
A inflação ameaça extrapolar este ano o limite da meta de 6,5%, pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), afirma o professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) Robson Gonçalves. Ele concorda, em parte, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre a sazonalidade da inflação, no início do ano, fortemente influenciada por reajustes nos setores de transporte e educação. Otimista, em comentário sobre o resultado em janeiro, o ministro disse aguardar um recuo a partir de março.
Para Robson, a preocupação das autoridades com a inflação do início do ano não é novidade. Tanto que, quando havia planos econômicos e congelamentos de preço, as decisões eram tomadas no final de fevereiro, exatamente quando passava essa onda sazonal. A avaliação dele é que a sazonalidade agora está marcada por um momento de inflação alta. Por isso, aconselha os consumidores que compraram à prestação a fazer um grande esforço para reorganizar o orçamento doméstico e aumentar a disciplina com os gastos.
O professor da FGV avalia ainda que o excesso de crédito durante o período de crise financeira pode ser um problema. Muitos consumidores ainda têm prestações a pagar, ao mesmo tempo em que os preços vão pressionar e corroer o orçamento familiar ao longo deste ano. “Essa disciplina nos gastos é muito importante, especialmente para quem está com dívidas do ano passado. Não vai haver a mesma sobra de renda que houve, devido ao aumento de preços”, anuncia.


.png)

.png)

.jpg)












.png)























