logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Içara é a segunda maior geradora de empregos do Sul catarinense

Içara gerou até agora 1.569 novos empregos em 2020

Compartilhar:

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério da Economia, Içara continua na liderança da geração de empregos com carteira assinada na Região Carbonífera, com 1.569 novas vagas abertas entre janeiro e novembro. Além disso, entre os 45 municípios que formam o Sul catarinense – considerando ainda o Extremo Sul e a região de Laguna –, ocupa o segundo lugar, perdendo apenas para Jaguaruna, que no período criou 1.909 postos de trabalho formal.

Mas, ao contrário da cidade vizinha, que teve o desempenho puxado por contratações em massa na área da saúde no mês de setembro, a Capital Catarinense do Mel vem registrando saldo positivo ao longo dos meses e em diferentes setores da economia.
No acumulado do ano, são 562 contratações a mais que demissões no setor de serviços; 513 no comércio; 408 na indústria; 73 na construção e 13 na agricultura.

Após o fechamento de postos com carteira assinada nos meses de fevereiro, março, abril e maio, o mercado de trabalho formal em Içara voltou a reagir em junho, com a criação de 203 empregos, indo a 246 no mês seguinte, 383 em agosto, 276 em setembro e 438 em outubro, o melhor índice do ano até aqui. Em novembro, foram 386 admissões a mais que desligamentos na cidade.

Com esse desempenho, o município responde por duas de cada cinco vagas criadas na Região Carbonífera, que acumula 5.091 novos postos de trabalho entre janeiro e novembro. “Tudo indica que terminaremos o ano nos mantendo em primeiro lugar na região na geração de empregos”, avalia o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB).

Demais municípios

Maior município da Região Carbonífera, Criciúma teve saldo positivo de 999 empregos em novembro e chegou a 1.099 no acumulado do ano, pulando para a segunda posição entre as 12 cidades da Amrec. Urussanga, até então o município com o segundo melhor desempenho, agora está em terceiro lugar, com 728 vagas abertas entre janeiro e novembro.

A seguir, aparecem Forquilhinha, com 532; Nova Veneza, com 431; Siderópolis, com 251; Orleans, com 169; Balneário Rincão, com 120; Morro da Fumaça, com 109; Treviso, com 63 e Lauro Müller, com 57. Apenas Cocal do Sul tem saldo negativo, com 37 demissões a mais que admissões no período.