logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Isenção para consumidores de energia de baixa renda é encerrada

Inadimplência de consumidores de energia teve salto de 7,09 pontos percentuais entre fevereiro e maio

Compartilhar:

Os consumidores de baixa renda, mais afetados pela pandemia, terão novamente a cobrança das faturas de energia elétrica a partir deste mês. Somente no âmbito da Cooperaliança, 1039 unidades foram abrangidas pelo benefício concedido pelo Governo Federal e passam a ter a fatura emitida novamente. A isenção de pagamento estava válida desde 1 de abril.

Apesar do retorno da cobrança, a Resolução Normativa 878/2020 da Agência Nacional de Energia Elétrica proíbe o corte do fornecimento de energia por inadimplência até 31 de julho em unidades consumidoras residenciais urbanas e rurais, incluindo baixa renda, além de serviços e atividades consideradas essenciais, tais como assistência médica e hospitalar, institutos médico-legais, centros de hemodiálise e de armazenamento de sangue.

INADIMPLÊNCIA - Na Cooperaliança, responsável pelo abastecimento de Içara, Balneário Rincão, Jaguaruna e Araranguá, com a pandemia e sem a perspectiva de corte no fornecimento em caso de atrasos no pagamento das faturas, o número de inadimplentes cresceu. O salto foi de 17,52% em fevereiro para 24,61% em maio.